As primeiras coisas que você precisa ter em mente antes de começar a arrumar uma mochila para o Caminho de Santiago é “quanto peso eu consigo carregar?” e “por quanto tempo eu vou conseguir carregar minha mochila?”. Claro que você pode decidir levar todo seu guarda roupa, é um ‘problema’ seu, mas como nós gostamos de dar umas dicas, fizemos esses posts para ajudar quem ainda está em dúvida sobre o que levar.

O recomendável, por questões de saúde, é você carregar até 10% do seu peso, mas quanto menos peso você levar, eu posso garantir, é melhor. Eu tenho consciência de que carreguei mais coisas do que deveria e precisava durante a caminha, minha mochila pesava pouco mais de 8kilos e em diversos momentos o peso atrapalhou meu desempenho.

Dito isso, eu fiz uma listinha daquilo que usei todos os dias e daquilo que considero essencial para a caminhada. Lembrando que na Europa você não entra sem passaporte e sem o seguro viagem.

Documentos

A Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago emite uma credencial oficial que é aceita em todos os albergues municipais durante o caminho. Você tem duas opções, levar a credencial do Brasil ou comprar a credencial na Espanha, antes de começar a caminhar. Nós preferimos levar do Brasil, um dos motivos que escolhemos levar do Brasil é que poderíamos apresentar na imigração e, de certa forma, facilitar nossa entrada na Espanha.

Além do passaporte, obrigatório para entrar na Europa, você deve contratar um Seguro Viagem conforme o Acordo de Schengen. Segundo o wikipedia, o Acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários. Um total de 30 países, incluindo todos os integrantes da União Europeia (exceto Irlanda e Reino Unido) e três países que não são membros da UE (Islândia, Noruega e Suíça), assinaram o acordo de Schengen. Liechenstein, Bulgária, Roménia e Chipre estão em fase de implementação do acordo.

Nós contratamos o seguro mais barato possível, da Travel Ace Assistance e pagamos cerca de R$350,00 por pessoa, para um seguro de 53 dias. Felizmente, nós não usamos e não podemos avaliá-lo, mas na internet você encontra diversas avaliações sobre os serviços. Nós somos um pouco irresponsáveis nesse quesito e sempre escolhemos o mais barato na esperança de que não vamos usar.

Roupas
  • Uma camisa dryfit, a minha era manga curta, mas devido ao sol intenso eu recomendo manga longa;
  • Uma calça legging ou uma calça de trekking que vira bermuda;
  • Dois tops; sutiã só ocupa espaço e é totalmente desconfortável
  • 5 calcinhas;
  • 2 pares de meias de trekking, as meias já devem estar usadas para começar o caminho;
  • Casaco impermeável para os dias de chuva;
  • Tenis ou bota de trekking;
  • Chinelo ou sandália estilo ‘papete’, recomendo a Croc’s também (conforto é tudo);
  • 1 Casaco fleece;
  • 1 Conjunto segunda pele – camisa e calça – para as horas de frio (no início da caminhada ou durante a noite);
  • 2 pares de roupas para depois da caminhada;
  • Toalha de banho (as toalhas que absorvem rápido são mais indicadas por motivos óbvios, secam rápido, ocupam menos espaço  e não pesam);
  • Saco de dormir;

Um dos maiores erros dos peregrinos é usar sapatos novos para a caminhada. Não faça isso. Você precisa ter usado e amaciado seus sapatos para encarar 30 dias caminhando com eles. O resultado de usar sapatos novos, na maioria dos casos, são bolhas. As bolhas são os problemas mais comuns entre os peregrinos e elas surgem nos primeiros dias. Nos quinze primeiros dias de caminhada eu não tive nenhuma bolha, até que precisei usar uma meia nova e o resultado foi uma bolha profunda na palma do pé, que me incomodou por dois dias. Eu vi muita gente com bolhas que eu não conseguia acreditar que era possível, eu sentia pena das pessoas que sofriam tanto com aquilo. Cuide dos seus calçados e dos seus pés. Eles vão ser os seus melhores amigos durante o caminho. Antes do caminho, amacie sapatos e meias.

Depois da minha lista de roupas, você pode perguntar “ah, mas eu vou caminhar com a mesma roupa todo dia?” e eu respondo “SIIIIM”. Todos os albergues possuem tanque para lavar a roupa grátis ou serviço pago de lavanderia, ou seja, você não precisa se preocupar. Quase todos os dias nós lavávamos as roupas de caminhar para usar no outro dia e uma vez por semana a gente pagávamos  pra lavarem as roupas de frio.

A nossa rotina era: Chegar no albergue- tomar banho – lavar roupa – passear pela cidade – comprar comida – cozinhar – dormir – caminhar – chegar no albergue…e assim é a rotina de boa parte dos peregrinos.

Ninguém, absolutamente ninguém, se importa se você usa as mesmas roupas pra caminhar todos os dias, ninguém se importa se você só tem dois pares de roupas diferentes para passear depois das caminhadas. Ninguém está ali para um desfile de moda. As pessoas costumam se importar se você está bem de saúde, se você quer dividir uma conversa, um jantar, um vinho, qual a sua história, isso sim importa.

Dica: A maioria dos nossos equipamentos/roupas nós compramos na Espanha, na Decathlon. Nós já recomendamos essa loja aqui no Brasil, mas os preços na Espanha não tem comparação com os preços no Brasil. Chegamos em Madrid e passamos um dia lá, antes do Caminho, só para fazer as compras necessárias. Vale muito a economia. Em Madrid, você vai encontrar muitas lojas pequenas pelo centro da cidade, mas para ir a uma Decathlon grande de verdade é preciso sair do centro. Desde a Estação Atocha, nós fomos em trem, para a Loja Decathon Usera. Essa loja é enorme e tem tudo que você precisa.

Levamos, desde o Brasil, alguns remédios e algumas coisinhas que podem ser úteis. De remédio, levamos tudo que você pode imaginar.

Remédios e utilidades
  • Vaselina para os pés, não quero nem pensar se não tivesse encharcado meus pés de vaselina todos os dias;
  • Relaxante muscular, dipirona, remédio pra febre, vômito, anti-inflamatório, estômago, diclofenaco em creme, enfim, tudo que você quiser levar de remédio, eu recomendo;
  • Linha e agulha, pra consertar as roupinhas;
  • Protetor solar;
  • Óculos de sol;
  • Itens de higiene (creme dental, shampoo, sabonete, sabão de lavar roupa);
  • Papel higiênico e lenço umedecido;
  • Jogo de talher de plático (compramos aqueles jogos de camping);
  • Protetor auricular;
  • Bastão de caminhada;
  • Adaptador de tomada europeu;
  • Laterna pequena ou de cabeça.

Você não precisa se preocupar em levar nada desses itens em estoque, durante todo o caminho você passa por cidades grandes e pequenas onde você pode comprar tudo que for acabando. A vaselina, por exemplo, nós compramos 3 ou 4 vezes durante o caminho porque a nossa foi acabando.

Algumas cidades, as cidades maiores, possuem supermercados grandes, onde é possível comprar tudo mais em conta. Ah! não compre nada com recipientes acima de 100ml, assim você não precisa ficar carregando peso. Eu já levei os meus recipientes aqui do Brasil e conforme ia acabando eu reabastecia, mas é fácil encontrar shampoo, sabonetes, creme, sabão de lavar roupas de até 100ml, você pode levar aqui do Brasil mesmo.

Nós levamos câmeras fotográficas, uma canon t3i e uma gopro, mas boa parte dos peregrinos usa apenas o celular. Cada um escolhe o que levar, nesse caso, nós não abrimos mão das câmeras e foram muito utilizadas.

A dica é armazenar tudo em bolsas plásticas transparentes com zíper, assim você organiza tudo, deixa tudo separado. e consegue encontrar tudo com facilidade. No meu caso, eu colocava itens de higiene em uma bolsa, remédios em outra e roupas em uma grande bolsa plástica. Eu adotei esse método de levar as roupas em bolsa plástica quando fui à Patagônia e tem sido sucesso demais, mesmo que chova a minha roupinha fica sequinha.

Espero que nossas dicas ajudem, qualquer dúvida é só colocar nos comentários que a gente responde. Buen Camino!