Quando você decide que você quer fazer o Caminho de Santiago, você logo tem quem pensar ‘quando eu posso ir?’, essa é uma viagem que você não pode fazer em todas as épocas do ano e por isso vai precisar conciliar suas datas da melhor forma possível.

Nesse post, vou falar um pouco sobre cada estação e qual a melhor época para encarar essa aventura, vale lembrar que, durante o caminho, você vai passar por diversas regiões da Espanha, com diferentes características e nunca é possível garantir que, de fato, você vai não enfrentar os contra tempos que a natureza pode proporcionar, mas existem as épocas do ano em que as chances são menores.

Inverno – Janeiro, Fevereiro, Março

Em todos os lugares que você pesquisar, a resposta vai ser unânime: essa é a pior época para fazer o caminho. Janeiro e Fevereiro são os meses do auge do inverno europeu, tem muita neve pelo caminho, muito vento e é, claramente, perigoso. Existem registros de mortes de peregrinos que escolheram o inverno pelo ‘desafio’ e acabaram muito mal. É claro que existem pessoas que fizeram e sobreviveram, mas eu não recomendaria.

Além do frio, dos riscos de nevasca, das possibilidades de adoecer você ainda precisa saber que muitos 90% dos albergues, restaurantes, bares, comércios, hotéis e boa parte dos serviços estarão fechados. Seu planejamento precisa ser muito bom para saber quanto você vai caminhar por dia, no frio, até chegar ao próximo albergue aberto.

Nessa época do ano, os dias são mais curtos e as noites mais longas e claro, não é recomendável caminhar durante a noite. Os dias amanhecem por volta das 9hs e às 17hs já está noite, ou seja, você tem poucas horas de luz para caminhar.

Além da solidão e do frio, você ainda vai precisar lidar com o peso da sua mochila, afinal, quanto mais frio, mais roupa de frio você vai precisar usar/carregar. Definitivamente, eu não recomendo, mas se você quer se aventurar é muito bom acompanhar o boletim meteorológico diariamente e seguir os conselhos dos hospitaleiros e moradores das áreas.

Primavera – Abril, Maio, Junho

Em geral, a temporada de peregrinos começa no dia 15 de março. É a partir de 15 de março que os albergues, restaurantes e serviços começam a funcionar. A primavera, é a época ideal para fazer a caminhada, os serviços já estão funcionando, o clima é ameno, os dias duram mais e não tem muita gente caminhando.

Nós começamos no final de março e não fazia tanto frio, nem calor, nem choveu. Acho que cada peregrino tem que contar um pouco com a sorte. A paisagem na primavera também é mais bonita,  os campos floridos, o trigo verdinho crescendo. Uma lindeza. A próxima vez que fizer o caminho quero fazer na primavera novamente.

Verão – Julho, Agosto, Setembro

O verão, sem dúvida, é a alta temporada do Caminho de Santiago. É gente pra tudo que é lado, faz calor, muito calor e você precisa madrugar para fugir do sol e conseguir um lugar nos albergues. Durante o verão, entre junho e agosto, acontecem as férias escolares dos europeus e esse é um dos motivos pelo qual eu diria ‘não vá no verão’. Por ser uma viagem de baixo custo, o caminho fica abarrotado de gente.

Devido ao baixo custo do álcool na Espanha, muitos jovens aproveitam as férias e vão para o caminho, para fazer uma verdadeira festa. Imagina só, você chega exausto e querer descansar, mas um grupo de jovens quer beber e falar alto todo o dia. Isso é muito comum no verão.

Devido às altas temperaturas, as pessoas começam a caminhar muito cedo, ainda noite, para fugir do sol. Além de fugir do sol e do calor, você não pode se dar ao luxo de parar, disfrutar, tomar uma cerveja em um bar, porque a concorrência por camas é enorme. Imagina você chegar na cidade planejada, exausto, e não encontrar cama e, por isso, ter que caminhar mais 5kms para tentar encontrar uma cama. Melhor nem pensar nas cidades que estão a mais de 10kms de distância.

Caso você só possa ir nessa época, fique ciente que os desafios vão além de caminhar, é preciso paciência e mais paciência para enfrentar o verão europeu no Caminho de Santiago.

Outono – Outubro, Novembro, Dezembro

O outono, assim como a primavera, é uma ótima época para a caminhada. Temperaturas amenas, pouca gente, serviços funcionando, paisagem bonita. As temperaturas costumam cair durante à noite, por isso, exige um pouco mais de agasalho, mas nada muito exagerado.

Sem dúvidas, a primavera e o outono te ajudam a ter uma experiência melhor no caminho. O meu próximo caminho, caso não seja na primavera, será no outono.