Existem diversas rotas que levam a Santiago de Compostela, onde está enterrado o Apóstolo Santiago, e cada peregrino escolhe aquela rota que cabe nos dias que tem disponíveis. As rotas mais tradicionais são Caminho Francês, saindo de Saint-Jean-Pied-de-Port (SJPP), na França, e o Caminho Português, saindo do Porto, em Portugal. Essas são as rotas mais conhecidas e mais frequentadas pelos peregrinos, mas existem outras que por serem menos conhcidas oferecem menos estrutura aos peregrinos.

Nós escolhemos o Caminho Francês, mas não saímos de SJPP porque não tínhamos tempo suficiente, saímos de Pamplona, duas etapas depois de SJPP.

Dica: Os dias de caminhada de uma cidade a outra são chamados de etapas entre os peregrinos, cada etapa é um dia =)

De Pamplona a Santiago de Compostela nós planejamos 30 etapas, 30 dias, sem paradas para descanso. Nós tínhamos dias ‘sobrando’ caso sentíssemos necessidade de parar para descansar, mas não sentimos essa necessidade, pelo contrário, ao invés dos 30 dias chegamos em Santiago em 29 dias. Isso aconteceu porque quanto mais perto íamos chegando, mais ansiosos ficávamos, até que decidimos caminhar mais de 30kms em duas ou três e etapas e chegamos antes do previsto em Santiago.

Caminho Francês

Esse é o caminho mais percorrido, muitos peregrinos saem de SJPP e caminham, em média, 33 dias até chegar em Santiago. São 800 kms até chegar a Santiago. A rota se chama Caminho Francês, mas a verdade é que menos de 20kms são em território francês, todo o resto é só território espanhol. Por ser a rota mais tradicional, está muito mais preparada para receber os peregrinos e muito bem sinalizada.

A paisagem durante o caminho varia muito, você vai ver as plantações de trigo bem verdinhas, vai ver plantações de uva, vai morrer de tédio com as etapas entre Burgos e Léon e vai se apaixonar quando entrar na região da Galícia. A Galícia é verde e montanhosa, a Galícia é minha parte preferida do caminho. No geral, Caminho Francês é lindo.

Essa rota é muito percorrida por espanhóis, que a dividem em fases. Algumas pessoas aproveitam os feriados e fazem uma parte e quando tem uma folga, voltam ao caminho e recomeçam de onde pararam. Conheci, principalmente, espanhóis que levaram 4 anos para chegar a Santiago. Essa não é uma opção para nós, que saímos de tão longe. No nosso caso, se você não tiver 33 dias disponíveis, sugiro dividir o caminho em duas partes, o importante não é quanto você vai caminhar em um espaço de tempo e sim o que o caminho significa pra você. Não vejo problema nenhum em fazer o caminho em partes, cada um faz como pode, o importante é fazer.

Caminho Português

Como no lado espanhol, os portugueses começam o caminho até Santiago de vários pontos, mas a rota do Caminho Português sai, originalmente, do Porto. Desde o Porto até Santiago são 24o kms e, em média, 11 dias caminhando.

O Caminho Português também é muito conhecido e apresenta uma boa estrutura para os peregrinos, todas as pessoas que conheci que fizeram o Caminho Português e estavam fazendo o Caminho Francês disseram que o Caminho Francês é mais bonito. Ainda não posso opinar sobre isso, mas pretendo fazer o Caminho Português também 🙂

Caminho do Norte

O Caminho do Norte é a rota que segue pela costa norte da Espanha, esse é um caminho que possui mais trechos de subida e descida e pode exigir mais esforço físico. O Caminho do Norte menos percorrido, por isso pode apresentar menos estrutura para os peregrinos. O Caminho do Norte é de 850kms, ou seja, maior que o Caminho Francês e, em geral, é percorrido entre 33 e 38 dias. O ponto tradicional de saída do Caminho do Norte é em Irún, na Espanha e o peregrino caminha pela costa, junto com o mar em diversos trechos.

Essa é a terceira rota mais procurada por peregrinos rumo a Santiago de Compostela, é uma boa opção para ser percorrido no verão, época em que o Caminho Francês está abarrotado de gente e ainda é possível aproveitar as praias espanholas.

Caminho Finisterra – Muxía

Depois de 30 dias caminhando, apesar das dores e do cansaço, o peregrino não quer que aquela rotina simples e feliz acabe, por isso,  é comum ver peregrinos que estendem sua peregrinação até Finisterra-Muxía. Muitos seguem caminhando por mais 120kms, entre 5 a 7 dias, de Santiago a Finisterra e em seguida a Muxía.

Finisterra é considerado o ‘fim do mundo’ ou ‘fim da terra’ por ser o ponto mais ao leste da Europa, muitos peregrinos seguem caminhando, mas caso você não queira mais caminhar, é possível ir de ônibus desde Santiago de Compostela.

Os últimos 120 Kms

Muitos peregrinos, especialmente espanhóis, partem de Sarria, na Galícia e percorrem 120kms até Santiago. Esses 120kms finais fazem parte do Caminho Francês e muitas pessoas fazem assim porque o peregrino precisa caminhar ao menos 100kms para ter direito à Compostela. A Compostela é um documento, como se fosse um certificado, que você recebe em Santiago para comprovar a peregrinação.

Importante: Vale lembrar que a partir de Sarria, todos os peregrinos precisam carimbar 2x por dia a credencial, essa é uma tentativa de evitar fraudes, com dois carimbos, teoricamente, você comprovaria que esteve caminhando pela rota. A partir de Sarria nós passamos a ter 2 carimbos, um do albergue em que dormíamos, que é obrigatório, e outro que buscávamos em bares, restaurantes, lojas durante as cidades que passávamos pelo dia. Em alta temporada, o peregrino deve ficar atento às vagas nos albergues, pois o número de peregrinos aumenta muito a partir dessa região.

Começar de Sarria é muito agradável, afinal, é a Galícia, essa região da Espanha é lindíssima e uma das partes mais bonita do caminho e para percorrer essa parte não é preciso dispor de muito tempo. De Sarria a Santiago são 120kms que podem ser percorridos, de forma tranquila, em 6 dias.

Buen Camino!