First of all: a pronúncia do X de Oaxaca é como se fosse um RR. Ou seja, você fala Oarraca. Essa é uma dica muito importante para não passar vergonha (como eu passei na primeira vez que pronunciei o nome da cidade) e para não se perder por aí.

Oaxaca de Juárez é, até agora, minha cidade preferida do México. A verdade é que eu me apaixonei pelo país, pelos costumes, pela tradição, pelas pessoas, pelas paisagens e Oaxaca de Juárez é a minha menina dos olhos. A capital do Estado de Oaxaca, no sul do país, tem pouco mais de 500 mil habitantes e abriga algumas das delícias gastronômicas do país, além de claro, alguns dos pontos turísticos mais bonitos dos Estados Unidos do México.

Saí da Cidade do México no último ônibus que ia para Oaxaca (às 22hrs), a intenção era viajar a noite toda pra fazer do ônibus um hotel. Quem nunca? Cheguei em Oaxaca às 5hs da manhã num frio congelante e passei 3 dias completos explorando na cidade. Digo que três dias é suficiente para explorar as principais atrações da cidade, mas se você tiver mais dias garanto que não vai se arrepender.

Nesse post, dou algumas dicas sobre o que fazer em Oaxaca, como chegar, quando ir e, claro, quem tiver alguma dúvida, é só perguntar.

Quando visitar Oaxaca

Pra quem já leu outros posts aqui, eu sempre digo que a melhor época para visitar qualquer lugar é quando você pode ir (mas por favor fiquem atentos às épocas de desastres naturais). Oaxaca é desses destinos que atraem turistas o ano todo e, por isso, você tem que saber que tipo de de paisagem você quer ver.

Visitei a cidade em dezembro e, além do frio, a paisagem estava mais verdinha, as montanhas estavam mais bonitas. Alguns amigos foram em março/abril e encontram as montanhas muito secas.De qualquer forma, a gente te mostra as médias de temperaturas e chuvas pra você ter uma ideia de quando organizar a sua viagem.

Meses mais quentes: Abril (dia: 33℃, à noite: 14℃); Maio (dia: 32℃, à noite: 16℃); Março (dia: 31℃, à noite: 13℃). O mês mais frio é janeiro com temperatura entre 9℃ à noite e 28℃ durante o dia. Já os meses mais chuvosos são: Setembro, junho e agosto.

Como chegar

Oaxaca possui seu próprio aeroporto e, no México, existem as companhias aéreas low cost. Dessa forma, se você se planejar, encontra voos baratíssimos saindo da cidade do México (ou de outras cidades) para Oaxaca de Juárez.

De qualquer forma, o México está todo ligado por estradas (em ótimas condições) e você pode facilmente chegar de ônibus. Eu saí de ônibus da Cidade do México com a empresa ADO e minha passagem custou $ 490 (aproximadamente R$100,00).

Como eu queria economizar na hospedagem, peguei o último ônibus, saindo às 22hs da Cidade do México e chegando às 4:30 da manhã em Oaxaca. Pelo que eu entendi das empresas de ônibus no México é que a maioria, ou quase todas, estão ligadas à ADO. Eu imagino que seja um cartel, mas não tenho como provar haha, o que importa é que essa é a companhia mais conhecida, com mais destinos e mais segura do país.

Dicas:

  1. Ao comprar passagem de ônibus pra Oaxaca, assegure-se de comprar com destino final ao terminal principal, Oaxaca TAPO, pois esse é o terminal que está na zona turística e consequentemente é mais seguro. Eu comprei para Oaxaca Periférico que, como o nome já diz, é um terminal mais periférico e que eu não me senti muito segura;
  2. Se você for em alta temporada, compre as passagens com antecedência. Eu fui em dezembro, próximo ao natal e sofri mudando meu roteiro por não conseguir passagens para alguns lugares mesmo tentando comprar com três dias de antecedência;
  3. A empresa de ônibus oferece diferentes categorias de ônibus (classe premium, economica e etc). Eu sempre escolhia a mais barata e, normalmente, eram ônibus bem confortáveis, com ar condicionado, banheiro, tv e apoio para os pés;
O que fazer
Centro Histórico

O Centro Histórico de Oaxaca é pequeno e dá a impressão de que a cidade é menor do que realmente é. A praça principal da cidade, o Zócalo, está sempre cheio de locais e turistas e além de restaurantes, é possível encontrar barracas de artesanatos. No dia que visitei o Zócalo estava tendo um casamento na igreja principal da cidade e foi muito legal ver um casamento tipicamente mexicano ainda que tenha visto apenas as danças do final da cerimônia.

Saindo do Centro Histórico é possível ir caminhando a todos os outros pontos de interesse da cidade, como a Igreja de Santo Domingo, os Mercados Benito Juárez e 20 de Noviembre. Boa parte dos hotéis e agências de turismo também estão ao redor do Zócalo. Não tem como se perder.

Mercado Benito Juárez

O Mercado Benito Juárez é o melhor lugar para a compra de artesanatos mexicanos como as tradicionais caveiras mexicanas e, claro, artesanatos oaxaqueños como os alebrijes. Além dos artesanatos, o Mercado Benito Juárez é uma ótima opção para experimentar as comidas típicas da região.

Se você ainda não sabe, fique sabendo que Oaxaca é famosa por sua gastronomia que vai desde tlayudas (tortilla gigante recheada com feijão, queijo, mole e tudo que você quiser) ao mezcal (bebida alcoólica típica da região). Honestamente, Oaxaca foi o lugar onde mais comi no México, toda hora surge um “prato tipicamente oaxaqueño” para experimentar, eu amei.

Mercado 20 de Noviembre

O Mercado 20 de Noviembre é o melhor lugar para experimentar a culinária Oaxaqueña. Pães típicos com chocolate, tlayudas, carnes, queijos, chapulines (gafanhotos, isso mesmo, gafanhotos). É possível encontrar de tudo um pouco no mercado e com preços bem acessíveis.

Do lado de fora, encontrei uma feira de rua que eu não faço ideia se acontece sempre ou se era por causa da época do ano (semana do natal), mas encontrei roupas, acessórios eletrônicos, comida de rua e tudo que você imaginar. Uma bagunça, mas uma bagunça interessante de ver.

Fábrica de Mezcal

Visitar uma fábrica de mezcal é um dos tours oferecidos pelas agências de turismo da cidade. Por que? Porque o mezcal é a bebida mais popular do estado de Oaxaca. É isso mesmo. Em Oaxaca, não é a tequila a bebida mais conhecida e procurada. O Mezcal, bebida produzida através de uma planta chamada agave, é a bebida tradicional do estado.

Infelizmente eu não consegui visitar uma fábrica de Mezcal, mas encontrei um post do site De Mochila e Caneca que eles contam a experiência deles visitando uma fábrica e, confesso que me arrependi um pouco de não ter tido essa experiência.

Monte Albán

O Monte Albán é o ponto turístico mais visitado de Oaxaca. Situado a 10 kms da cidade, o sítio arqueológico é uma das cidades pré-hispânicas mais antigas do país e foi capital dos povos Zapotecas entre os anos 500 a.C e 800 a.C.

Sem dúvida, a visita ao Monte Albán é obrigatória. É uma aula de história. A cidade foi construída em cima de montanhas e a vista lá de cima para as montanhas fez com que o sítio arqueológico se tornasse o meu preferido.

Além da vista lindíssima, impressiona a perfeição das construções no alto das montanhas. Como fui em dezembro, as montanhas estavam bem verdinhas. Estima-se que a população de Monte Albán chegou a 35 mil habitantes, o que é impressionante de imaginar. Hoje, o Monte Albán é considerado Patrimonio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Hierve el Água

Na lista de lugares mais bonitos que já conheci (felizmente não foram poucos), o Hierve el Água é um clássico e obrigatório passeio em Oaxaca. O Hierve el Água é um conjunto de formações rochosas naturais.

O Hierve el Água está localizado a 70kms de Oaxaca e o acesso pode ser por transporte coletivo, mas se você estiver em carro privado, eu recomendo sair antes do dia clarear e chegar lá bem cedo. Como eu disse, é um dos lugares mais visitados e depois das 9 da manhã fica impraticável.

Mitla

Mitla é o segundo mais importante sítio arqueológico do estado de Oaxaca, perdendo apenas para Monte Albán. As construções pré-colombianas de Mitla estão a cerca de 40 kms da cidade de Oaxaca e, normalmente, os tours privados já incluem Hierve el Água, Mitla e El tule.

A visita à Mitla também é uma aula de história e ali é possível perceber o tamanho da destruição causada pelos espanhóis para impor sua religião e cultura ao povo que ali habitava. Segundo a história, Mitla era o centro habitado mais importante do estado de Oaxaca até que chegaram os espanhóis.

Além das ruínas, há também um mercado logo em frente onde é possível comprar muito artesanato Oaxaqueño e, óbvio, provar as delícias gastronômicas da região.

El Tule

A pequena cidade de Santa Maria del Tule, localizada a menos de 20kms de Oaxaca, abriga um das maiores árvores do mundo. A atração faz parte da rota turística de Oaxaca e, normalmente, a visita acontece no retorno para a cidade. Nós, por exemplo, madrugamos para o hierve el agua, depois almoçamos em Mitla e no retorno passamos por El Tule.

Uma das maiores árvores do mundo, com idade estimada de dois mil anos seu tronco tem 58 m de circunferência e 14 m de diâmetro. A sua altura é de 42 m, o seu volume estimado é de 817 m3 e estima-se o peso em 636 t. É realmente impressionante.

Um dos pontos altos desse rolê é que os guias ao redor da árvore são crianças e eles abusam da criatividade para descrever as partes da grande árvore. Até falam inglês. O pagamento dos pequenos guias é doação, você paga quanto quiser. Nós adoramos o nosso mini guia e foi uma experiência muito boa.