Um dos destinos mais procurados da América do Sul é, sem dúvidas, o Chile. Não importa se o seu destino final é a deslumbrante Patagônia, a misteriosa Ilha de Páscoa ou revolucionária Valparaíso, você quase sempre vai precisar passar por Santiago.

A capital chilena é a porta de entrada para as maravilhas que o país abriga e nós, que sempre queremos economizar para poder viajar mais e mais, temos uma dica pra quem vai visitar o país e precisa sair do aeroporto sem gastar uma pequena fortuna. Dá pra economizar e muito no rolê aeroporto-centro-aeroporto.

O Aeroporto Arturo Merino Benítez está a cerca de 25kms do centro da cidade. Existem diversas opções como táxi, uber, transfers, aluguel de carro e ônibus. Tudo depende do seu bolso, mas se você chegou até aqui é porque o seu bolso é quase parecido com o nosso, então vamos lá.

A forma mais econômica de sair ou chegar ao Aeroporto da capital é de ônibus. Dependendo do lugar onde você vai se hospedar, você vai precisar completar o percurso com outro ônibus ou com metrô, mas não é nenhum bicho de sete cabeças e vale à pena essa economia. Duas empresas de ônibus fazem esse trajeto: Turbus e Centropuerto. O serviço é bem parecido. O ponto de parada de ambas as empresas é no primeiro andar, próximo à porta 5.

Turbus

Os ônibus da Turbus circulam todos os dias entre 05:00 e 00:00 com saídas a cada 20 minutos e de 00:30 às 04:30 com saídas a cada 30 minutos. A Turbus oferece 4 linhas diferentes em operação no aeroporto e você deve saber para onde quer ir para pegar a linha certa. Você pode consultar as linhas e suas rotas no site da Turbus.

As linhas mais utilizada pelos turistas são as linhas Tramo Terminal Alameda e Tramo Moneda. Sendo o Terminal Alameda um dos terminais terrestes (rodoviária) de Santiago e Moneda o Palacio de la Moneda, exatamente no centro da cidade. A linha Tramo Alameda faz paradas no metrôs Pajaritos, Las Rejas e no terminal de ônibus Alameda. Já a linha Tramo Moneda para nos metrôs Universidad de Santiago, Estácion Central e na rua Tucapel Jimenez, bem no centro da cidade, próximo a La Moneda.

Os boletos podem ser comprados com cartão de crédito, pela internet, ou junto ao motorista na hora do embarque. O valor das passagens com a Turbus saem por volta de $ 1900 (R$11,00) por trecho ou $ 3400 (R$ 20,00). É uma baita economia comparado ao preço do uber, táxi ou transfer. 

Eu já viajei muitas vezes com a TurBus e, sinceramente, nunca tive do que me queixar. Sempre foi normal. Um ponto positivo da Turbus é que eles possuem bagageiro, ou seja, se você tiver com muitas malas não fica tão incômodo assim. O desembarque de bagagens acontece em paradas específicas, afinal, não dá pra parar no meio da rua e abrir o bagageiro para as madames, não é mesmo? Fique atento!

Centropuerto

O ônibus da Centropuerto é o que eu sempre peguei desde a minha primeira vez no Chile. Não tem mistério, você vê o ônibus azul escrito “centropuerto” e é este. É só subir, pagar pro motorista e descer no seu destino. Normalmente, o motorista avisa qual é aquela parada.

Os ônibus da centropuerto circulam todos os dias do ano de 06:00 às 23:30 com saídas a cada 10 minutos. As saídas noturnas, de 23:30 às 05:30, são a cada 30 minutos. O valor do trecho é de $ 1900 ou $ 3400 pela ida e pela volta e o pagamento é feito exclusivamente em dinheiro ao motorista. 

Los Héroes – Aeropuerto:

1) Metro Los Héroes (Plazoleta central)
2) Estación central (Alt. 3.400 frente a Notaría)
3) Metro universidad de Santiago
4) Metro San Alberto Hurtado
5) Metro Las Rejas
6) Metro Terminal Pajaritos
7) Rotonda ENEA
8) Aeropuerto 3er Nivel

Aeropuerto – Los Héroes:

1) Aeropuerto 1er Nivel
2) Metro Barrancas
3) Metro Terminal Pajaritos
4) Metro Las Rejas
5) Metro San Alberto Hurtado
6) Metro Universidad de Santiago
7) Metro Estación Central
8) Metro Unión Latinoamericana
9) Metro República (Después de las 21 hrs.)
10) Metro Los Héroes (Plazoleta Central)

A viagem dura cerca de 40 minutos e é muito seguro. Em todas as vezes que utilizei o serviço não tive problemas e sempre fiquei muito feliz com a economia, mas como nem tudo são flores…esse transporte pode ser um pouco ruim pra quem anda com muita bagagem. No ônibus da Centropuerto você sobe com as suas coisas e deve acomodá-las na cabine. Normalmente, eu ando só com uma mochila e ainda que andasse com mais coisas eu encararia esse rolê.