*Todos os preços estão em pesos chilenos . Cotação de março de 2016: R$ 1,00 – $189,00*

Um passeio que não pode ficar de fora do roteiro de quem visita Punta Arenas1, na patagônia chilena, é o passeio para a Isla Magdalena onde é possível conhecer os lindos e fofíneos pinguins <3 O passeio para a Isla Magdalena é uma opção para quem não vai a Ushuaia ou para quem quer economizar, uma vez que em Ushuaia o passeio é mais caro que em Punta Arenas.

A Isla Magdalena está localizada no centro do Estreito de Magalhães, ao norte de Punta Arenas e durante a alta temporada chega a abrigar cerca de 60.000 pares de pinguins. Para chegar até a ilha você precisa contratar o tour com a Comapa Turismo ou com a Solo Expediciones. Particularmente, eu odeio passeios com agências de turismo e depois que aprendi a fazer tudo sozinha eu nem olho pra agências, mas não dava pra chegar na ilha de ônibus ou caminhando, então nossa única alternativa foi contratar o passeio com a Comapa Turismo. Os passeios partem, terça, quinta e sábado às 16hs do terminal “tres puentes” e o preço é de $40.000 por pessoa.

Dica: Quem vai em alta temporada – dezembro,  janeiro e fevereiro – deve entrar em contato com a agência antes para reservar. Nós fomos em final de temporada – março – e conseguimos o passeio  para o mesmo dia que chegamos, sem problema nenhum.

Faltando 15 minutos para as 16h nós chegamos ao terminal e não esperamos muito, já foram nos encaminhando para os barcos. Só pediram passaporte e recibo de pagamento e nos encaminharam para a área de passageiros do barco. Os barcos são aqueles barcos enormes tipo balsa com um “salão” na parte de cima. Eu procurei logo os coletes salva vidas e estavam lá, fiquei tranquila.

Às 16hs o barco começou a sair, fazia muito frio e ventava muito, por isso eu nem animei de ficar do lado de fora do barco. Saí algumas vezes da cabine, mas não aguentava muito não, era frio demais. A paisagem é bem bonita e depois de 2horas de viagem chegamos à Isla Magdalena.

Na chegada à ilha começou a chover granizo, todo mundo louco pra ir ver os pinguins e ninguém se importou com as pedras de gelo que caíam. Os pinguins eram muito fofos, conforme íamos chegando perto se afastavam, mas alguns ficavam, outros namoravam. Coisa mais fofínea. Ao desembarcar você precisa caminhar pelas áreas demarcadas e não ultrapassá-las, afinal, você não pode invadir, ainda mais, o habitat das aves, né? Já basta que eles ficam um pouco assustados com tanta gente fotografando e falando ao redor deles. Caminhando pela área demarcada é possível chegar até o ponto mais alto da ilha, onde o guia explica tudo e em seguida, começa a convidar as pessoas para voltar pro barco.

O tempo de permanência na ilha é de, aproximadamente, 1 hora e esse é o lado ruim desses tours guiados. Os guias ficam pressionando para voltarmos e fora aquele monte de gente no meio das fotos, né? Eu gostei muito do passeio porque eu nunca tinha visto pinguins antes e porque a paisagem do caminho é realmente incrível.  É uma ótima opção especialmente pra quem vai em alta temporada, quando tem mais pinguins na ilha.

QUANDO IR

A melhor época para visitar os pinguins é no verão, de dezembro a março, quando é menos frio e os pinguins estão em maior quantidade. Mas os pinguins chegam na ilha em outubro e ficam até abril, depende de quanto frio você está disposto a enfrentar e quantos pinguins você quer encontrar.

QUANTO CUSTA

Custa $40mil pesos chilenos, fazendo todo o estudo de conversão e comparando o passeio para a piguinera em Ushuaia, percebemos que essa era a opção mais barata e com menos gente por isso decidimos fazer. Não me arrependi nenhum pouco.

DICAS EXTRAS

  • Vá bem agasalhado para o frio, os ventos são muito fortes na região;
  • Os ventos são tão fortes que podem até cancelar as saídas do barco para a Isla Magdalena, tenha plano B;
  • Uma opção para o plano B é ver os pinguins em Otway, não o fiz porque consegui ir à ilha;
  • Acompanhe a previsão do tempo pelo Windguru e veja se nos dias que estará na cidade os ventos vão permitir ir à ilha;
  • Leve água e lanches para o passeio;
  • Leve baterias extras, pois com o frio a sua bateria pode ir embora muito rápido;
  • Não alimente os pinguins, POR FAVOR;
  • Não ultrapasse a área demarcada;
  • Não tente perseguir os pinguins e carregá-los;

 


  1. a não ser que você já conheça os pinguins