Madrid é a capital da Espanha e, muitas vezes, é a porta de entrada dos brasileiros para a Europa. É uma grande metrópole e se tem uma coisa que você não pode dizer é “não tem nada pra fazer em Madrid”. Pelo contrário, a capital tem tanta coisa pra fazer que se você não se organizar pode acabar perdendo muita coisa boa.

A cidade merece entre 2 e 3 dias de exploração, óbvio que não vai faltar opção se você tiver mais tempo por lá. Nós amamos Madrid, tem gente jovem por todo lado, muitos parques, muitos bares, museus, praças, tudo que uma cidade grande pode oferecer.

Claro que nossa passagem por lá foi da maneira mais econômica possível e, pra ajudar vocês, fizemos esse post com dicas de como aproveitar Madrid gastando pouco.

Transporte

A forma mais econômica de conhecer Madrid é, sem dúvida, caminhando. Nós fizemos quase tudo caminhando, só utilizamos metrô para ir ao Santiago Bernabéu. O transporte público da capital espanhola é de dar inveja, trem, metrô e ônibus funcionam muito bem e vão a todos os pontos da cidade.

Para ter acesso a informações como preços, horários e rotas você pode acessar os sites das companhias de metrô, trem e ônibus, respectivamente: METRO, RENFE, EMT.

Hospedagem

Madri possui opções para todos os bolsos, é só você dizer quanto dinheiro tem disponível e encontrará sua hospedagem. Nós nos hospedamos no hostel mais barato que encontramos e já fizemos um post pra falar sobre a nossa experiência no La Posada de Huertas, que em resumo, foi uma boa experiência com excelente custo benefício.

Atrações

Madrid é tão grande e tem tanta coisa pra conhecer que você precisa se organizar. Nós, por exemplo, lemos sobre tudo que queríamos conhecer antes de chegar na cidade, chegando lá já sabíamos o que tinha e o que queríamos ver e quanto teríamos que pagar em cada atração.

Dica: Geralmente, aproveitamos o maior número de atrações grátis possível em uma cidade e se alguma das atrações pagas nos interessa, pagamos, se mais de uma atração paga nos interessa começamos a pesar qual é melhor para pagar. É assim que funciona pra quem quer economizar e continuar viajando muito hehe

Plaza Mayor

A Plaza Mayor é a principal da capital, localizada no centro da cidade a praça faz parte da história local, cujos reis da dinastia Habsburgo (Filipe II e Filipe III) ordenaram o planejamento do espaço.  É uma construção belíssima, de forma retangular, com prédios de até 3 andas ao redor e possui uma estátua do rei Filipe III.

Centro Histórico

Desde a Plaza Mayor é possível caminhar pelas ruelas históricas do centro de Madrid, onde estão diversos cafés, bares, museus, restaurantes e alguns outros pontos turísticos da capital. É uma área repleta de história em forma de monumentos, igrejas, prédios.

Mercado San Miguel

O Mercado San Miguel é o ‘ponto turístico gastronômico’ mais famoso de Madrid, está sempre abarrotado de gente e possui inúmeras opções pra quem quer comer bem. Os preços não são tão acessíveis, mas é possível provar uma porção de tapas por até 3 €. As variedades vão de cozinha espanhola à comida asiática.

Catedral Almudena

A Catedral de Madrid ou Catedral da Nossa Senhora da Almudena está localizada no centro de Madrid, bem próximo à Plaza Mayor. A Catedral é mais uma das construções belíssimas da capital e atrai muitos turistas, especialmente, porque do seu telhado, é possível ter uma bela vista da cidade.

Palácio Real

O Palácio Real está em frente à Catedral Almudena e é um dos pontos turísticos da cidade. A atração revela uma arquitetura que impressiona pelos detalhes e, por dentro, muito luxo. O Palácio Real de Madrid é o maior palácio real da Europa em área construída tendo sua construção iniciada em abril de 1738 e até hoje é a residência oficial do Rei da Espanha. A família real só usa as dependências do Palácio em ocasiões especiais.

Plaza de Cibeles

A Praça de Cibeles é uma das praças mais conhecidas de Madrid, é onde acontecem importantes festas da cidade, entre elas, as comemorações dos títulos do time do Real Madrid. A Praça abriga alguns monumentos entre eles a famosa Fonte e o próprio Palácio de Cibeles.

Sem dúvidas, é uma das praças mais bonitas de Madrid e a Fuente de Cibeles é tida como o símbolo da cidade, além disso, a praça abriga outros edifícios importantes da cidade.

Puerta de Alcalá

Este é um monumento de estilo neoclássico muito famoso em Madrid, foi construído em 1778 e é exemplo de proporção, hamonia e elegância. O monumento é constituído por duas portas retangulares que ladeiam três arcos. Para visitar esse monumento histórico da cidade é preciso seguir em direção à Plaza Independencia na zona turística Retiro, rua Alcalá.

Gran Via

Esta é a principal avenida de Madrid, cheia de lojas, restaurantes e, claro, turistas. Esta avenida abriga as lojas de grandes marcas mundiais e é ideal pra quem quer gastar muitos euros.  A melhor forma de conhecer esta parte da cidade é caminhando e se você quiser, entrando em cada uma das famosas lojas, nem que seja só pra olhar.

Em uma parte da avenida estão concentrados teatros com musicais e espetáculos incríveis, o que faz com que essa parte seja chamada de Broadway Madrilena. A Gran Via começa na rua de Alcalá e termina na praça Espanha.

Plaza del Sol

Na região central de Madrid está a praça mais famosa da capital, a Plaza del Sol, nela estão localizados alguns dos pontos mais significativos de Madrid. É na Plaza del Sol que estão os três pontos muito conhecidos em Madrid:

  • Estátua do Urso e do Medronheiro: na entrada da Rua Alcalá, está a estátua do símbolo de Madrid, o Urso e o Medronheiro. Foi construída em 1967 e é um dos pontos de encontro mais populares da cidade.
  • O Relógio da Casa de Correios: é conhecido em toda Espanha por ser o lugar de onde se emitem as badaladas de fim de ano desde 1962. Na Puerta del Sol se reúnem todos os anos milhares de pessoas para comer as tradicionais uvas da sorte e celebrar o ano novo.
  • Quilômetro Zero: ponto onde começam as estradas radiais espanholas. Os turistas não podem sair de Madrid sem tirar uma foto sobre ele.
Parque de El Retiro

O Parque El Retiro é a maior área verde do centro de Madrid. O parque oferece cultura, lazer e esporte aos visitantes e locais. Do ponto de vista arquitetônico, o parque abriga importantes monumentos como o Palácio de Velázquez e o Palácio de Cristal, ambos utilizados hoje em dia como salas de exposição. O Palácio de Cristal, pavilhão romântico criado para acolher uma mostra de plantas exóticas na Exposição das Filipinas de 1887, é um dos exemplos principais da Arquitetura do Ferro em Espanha.

Entre as atrações mais procuradas do parque está o o Lago grande onde se pode praticar remo. A fonte do Anjo caído também é um dos pontos muito conhecidos do parque.

Endereço: Plaza de la Independência, 7, 28001 Madrid

Metrô: Retiro

Horário de funcionamento: diariamente  Maio a Outubro  6h às 24h /Novembro a Abril  6h às 22h