Quando decidimos ir à Europa sabíamos que teríamos muito trabalho em busca das melhores promoções de passagens. Nosso objetivo sempre foi o menor preço independente de companhia, classe e serviços e foi então que surgiu a Air China, com um preço bem acessível e que nós nem pensamos em recusar.

A Air China é uma empresa estatal chinesa que opera desde 1988, não está entre as melhores empresas aéreas do mundo, mas nem por isso está entre as piores. A verdade é que muita gente fez terrorismo quando dizíamos “vamos com a Air China”, mas nossa experiência não foi ruim, pelo contrário, como estávamos tão apreensivos fomos surpreendidos.

Nesse post a gente conta a nossa experiência voando com a Air China entre São Paulo – Madrid – São Paulo. Espero que ajude a acalmar o coração de vocês =)

Preço

Nós escolhemos a Air China única e exclusivamente pelo preço. A viagem estava prevista pra março e em janeiro nós começamos a buscar os melhores preços e, de cara, encontramos a Air China com um vôo pra um dia antes do que estávamos querendo no valor de R$1.800 com taxas de Guarulhos (SP) para Madrid (ESP) incluindo a volta. Nós achamos super barato visto que o valor já incluía as taxas dos dois aeroportos e a passagem que planejávamos comprar custava R800,00 a mais que isso.

Claro que por esse valor nós viajamos na classe econômica, mas nunca foi nossa intenção viajar em alguma classe que não fosse a econômica.

Forma de Pagamento

A companhia oferece uma versão do site em português, o que facilita muito a compra. No site, você pode escolher por pagar com cartão de crédito internacional ou boleto bancário. Na época que compramos eles até ofereciam opção de parcelamento em até 10x.

Suporte no Aeroporto

O dia do nosso embarque era um dia especial para a companhia, a rota São Paulo – Madrid – Pequim estava completando 10 anos e a companhia estava festejando com os passageiros. Por esse motivo, nós enfrentamos muita fila para despachar as malas, mas foi uma situação completamente controlável pelos funcionários.

A companhia disponibiliza máquina de check-in pra agilizar o serviço, mas se você precisa despachar malas é preciso se dirigir ao balcão, como já disse, no nosso caso tinha fila e demorou bastante.

Observação: Nesse dia, demorou muito porque estavam filmando os passageiros e funcionários, aparentemente, era uma filmagem pra comemoração de 10 anos da rota. Além disso, os passageiros assinavam o banner da companhia, ou seja, demorava muito por causa de toda essa comemoração, acredito que em dias normais não demore tanto.

Já no aeroporto de Madrid as coisas foram bem mais rápidas, também passamos pelo balcão para despachar as malas e seguimos para o portão de embarque, tudo muito rápido e prático. Os funcionários foram atenciosos e tudo correu tranquilamente.

Pontualidade

Tanto no trecho de ida, de São Paulo a Madrid, quanto na volta, de Madrid a São Paulo, o avião decolou e pousou na hora prevista, não tivemos nenhum problema quanto à pontualidade. Pelo contrário, no trecho de ida chegamos a pensar que ocorreria um atraso, mas os funcionários fizeram o possível para agilizar a fila e embarcar todo mundo no horário previsto.

Idioma

No aeroporto de São Paulo os atendentes falavam português, inglês e mandarim. Já os comissários, durante o voo, só falavam inglês e mandarim e todo o sistema de entretenimento estava apenas nos dois idiomas, além de cardápio, instruções de segurança, revistas, tudo.

Já no aeroporto de Madrid foi possível falar em espanhol com os atendentes do aeroporto, mas durante o voo apenas inglês e mandarim. Claro que o idioma não vai te impedir de viajar, você pode perfeitamente fazer mímica, apontar enfim, não tem que ter medo do idioma.

Classe econômica

Muita gente nos aterrorizou quanto à classe econômica da Air China, diziam que era desconfortável, que a comida era horrível, que era “coisa de chino”, que não cheirava bem, que era sujo. Bom, eu não posso falar sobre as experiências dos outros, mas quanto à nossa, não foi bem assim não.

Tínhamos consciência que a classe econômica – já diz o nome – não é o lugar mais confortável do mundo, ainda mais num voo direto de 9 horas, mas confesso que me fizeram tanto terrorismo que eu esperava menos, bem menos. Aliás, eu nunca espero muita coisa pois sempre sei que tô pagando o mínimo possível, eu só quero chegar viva no meu destino.

Na classe econômica, nós ficamos na coluna de poltronas para três passageiros, as poltronas eram reclináveis – na medida do possível – disponibilizavam cobertores, pantufas, fone de ouvido e pequenos travesseiros.

O sistema de entretenimento estava disponível em todos os assentos, apenas em inglês e mandarim, mas confesso que o sistema deixava muito a desejar pois as músicas e filmes eram muito antigos, com pouquíssimas opções atuais. O sistema de GPS também funciona e você pode acompanhar, onde está, quanto tempo até a chegada, além de jogos para passar o tempo.

Refeições

Meu maior medo era ficar com fome no voo, as pessoas falavam tão mal da comida que eu só pensava “vou ficar com fome até Madrid”, não foi o que aconteceu. Você precisa saber que eles seguem o ‘padrão chinês’, ou seja, servem massa no café da manhã, mas isso não é o fim do mundo, ainda mais pra quem tem fome.

Lembro que no jantar me serviram um peixe com arroz e legumes, pão com manteiga, mix de frutas cortadinhas e opções de bebidas como cerveja, água, refrigerante, vinho e até café. A comida estava quentinha e deliciosa. Eu juro que achei muito gostosa a comida, mas o fato de eu não ter frescura pra comer pode ter influenciado nisso.

Já no café da manhã, era uma espécie de yakissoba com croissant, frutas e iogurte, também me deixou muito satisfeita. Essas foram as opções do voo de ida, no voo de volta não foi muito diferente, a comida era igualmente saborosa e tudo foi servido bem quentinho e fresco.

Conclusão

Eu não sou uma pessoa muito exigente, também não tive muitas experiências com voos internacionais em outras classes, sempre estou voando na classe econômica, a verdade é que eu fiquei bem satisfeita com a Air China, principalmente pelo preço. Ótimo custo benefício.

Já vi relatos de pessoas que pagaram R$ 1.200,00 com taxas no mesmo voo, ou seja, pode até não ser a melhor companhia do mundo, ter os melhores serviços, mas sinceramente, eu fiquei bem satisfeita com tudo e pagaria de novo.

É claro que tem muita gente que reclama muito, reclama de tudo, da comida, do comportamento dos chineses, do pouco conforto, mas eu parto do princípio de que eu paguei pelo mais barato, claro que quero ser bem atendida, quero um bom serviço, mas não vou ficar esperando uma classe executiva se paguei por uma classe econômica.

A empresa me pareceu uma empresa séria, comprometida com os clientes e com a própria reputação. É uma ótima opção de economia na hora de comprar as passagens para o velho continente.