Meninas, como você sabem, eu sou usuária ativa da rede couchsurfing – pra quem não conhece, eu tenho um post explicando como funciona e o quanto eu amo esta rede – e na minha viagem pelo México eu usei CS e, mais uma vez, me saí muito bem.

O couchsurfing funciona muito bem no México e além do fato de não ter tido nenhuma dificuldade em encontrar hosts, eu ainda tive muita sorte com as famílias que me receberam. Fiquei hospedada em três casas diferentes e em todas elas fui muito bem recebida, respeitada e me senti como se estivesse em casa.

Na Cidade do México, minha porta de entrada no país, me hospedei na casa do Ulises e do Wenceslao que foram maravilhosos comigo. Ensinaram caminhos, deram dicas de rolês, me levaram pra conhecer a comida típica e ainda fizeram questão de passar algum tempo tomando cerveja e conversando sobre a vida depois do dia de trabalho.

Em Oaxaca fiquei na casa do Uriel, que vive com sua irmã e seu cunhado. O Uriel é um dos melhores hosts de todo o México. Foi uma experiência incrível estar com ele e com a família dele. É incrível como estão dispostos e abertos a compartilhar momentos. Saímos juntos para comer várias vezes, cozinhamos e fomos a um dos pontos turísticos mais famosos de Oaxaca juntos. Vou ser eternamente grata ao Uri e sua família pela experiência.

Em Mérida, fiz uma viagem pública na rede, pois estaria na cidade justo no Natal e era um pouco difícil de encontrar hosts, e a Merly me respondeu me oferecendo sua casa e sua família para compartilhar o natal. Confesso que tive um pouco de receio em ir, mas fui. Não me arrependi. Merly e seu marido vivem basicamente para receber pessoas na casa deles. Gente do mundo todo já passou por lá e o natal estava cheio de gente de outros países porque a casa é tão grande que eles aceitam várias pessoas ao mesmo tempo. Foi mais uma experiência que eu vou contar pros meus filhos (se um dia eu tiver).

Como vocês podem perceber, foi sucesso total usar o couchsurfing no México. Conheci diversas pessoas que também estavam usando e que concordaram como a rede funciona muito bem no país. O couchsurfing é 99% seguro e eu nunca, em quase cinco anos, tive uma experiência ruim. Quem me conhece sabe o quanto eu recomendo esta rede e achei importante dizer como foi fácil e seguro usar no México.

O couchsurfing, pra mim, é muito mais do que viajar sem pagar hospedagem. A última coisa que eu penso, é em quanto vou economizar com hospedagem e a primeira coisa que penso é no quanto a experiência de ficar na casa de um local vai agregar à minha vida. No México não foi diferente. O México é um país muito barato e pagar hospedagem não estaria muito acima do meu orçamento, mas eu não viveria metade das experiências que vivi nesses 15 dias.