*Os valores deste post estão em pesos mexicanos (MXN) com cotação de R$1,00 para $ 5*

O Aeroporto Internacional da Cidade do México, Benito Juárez,  está na zona urbana da cidade, a 5 kms do centro, no bairro Peñón de lós Baños, dentro de Venustiano Carranza e conta dois terminais, para voos internacionais e nacionais.

Existem várias formas de chegar e sair do aeroporto. Táxi, ônibus, metrô, uber. Nós, como quase sempre, optamos pela mais barata, o metrô. O aeroporto conta com uma estação de metrô (Linha 5 – Amarela) e ali mesmo é possível comprar o bilhete. Ao desembarcar, é possível comprar os bilhetes em guichês de autoatendimento ou guichês com atendente, mas o processo nas máquinas é muito fácil e você pode escolher o idioma.

Dica: Existe um cartão, tarjeta em espanhol,  que podemos recarregar várias vezes pra não ficar andando com bilhetes individuais. Eu já tinha o cartão e não precisei comprar, mas eu tentei comprar outro depois e não consegui em nenhuma outra estação da cidade. Aparentemente, esse cartão só está sendo vendido no aeroporto. Recomendo a compra se você, assim como eu, tem dificuldade em ficar andando com muito papel e bilhetes pequenos haha. Custa $ 10 e facilitou a minha vida.

Dica de segurança pras minas: Meninas, as estações do metrô da Cidade do México possuem áreas reservadas para mulheres e crianças (e vagões) e eu já contei em outro post como isso me ajudou muito a me sentir mais segura na cidade.

O valor do trecho é de $ 5 e falando bem sério, o metrô da Cidade do México não deixa a desejar, conta com 12 linhas e percorre mais de 200kms. Além de, claro, fazer integração com ônibus e trem para acesso a outras áreas da cidade. É de dar inveja (eu sempre fico com inveja das grandes cidades com transporte público de qualidade porque eu moro em Manaus e digamos que, transporte público não é nosso forte =/). O único ponto negativo que encontrei no metrô é que ele nunca, nunca, está vazio. Mas nós estamos falando da maior cidade da América Latina, óbvio que tem gente o tempo todo em todos os lugares.

Depois de desembarcar e comprar o ticket você precisa caminhar até a estação, localizada no Terminal 1. Como eu desembarquei já no Terminal 1, perguntei pra onde ficava a estação e caminhei cerca de 500 metros até lá, mas existem placas informando a direção e pelo que reparei, o maior fluxo de pessoas está sempre indo pra lá, é só ficar atento.

A estação do aeroporto se chama Terminal Aérea – Linha Amarela – e é muito movimentada. Para chegar ao centro da cidade você precisa ir até a Estação Zócalo (onde fica a Plaza de la Constitución) na linha 2. Com um mapa, fica muito fácil ver quais são as combinações a serem feitas até chegar na Estação Zócalo. No site do metrô da Cidade do México você econtra mapas e informações sobre horário de funcionamento.

Utilizar o metrô da Cidade do México não é difícil, é seguro e, óbvio, não é caro, mas se você tem muitas malas ou não se sente confortável em chegar numa cidade desse tamanho e já ir metendo a cara no metrô, eu recomendo outro tipo de transporte que também não é caro, mas que eu não tive a oportunidade de usar, o metrobus. Segue a diquinha do site Melhores Destinos sobre o metrobus:

“Localizado na saída dos terminais 1 e 2, o ônibus expresso faz a ligação entre o aeroporto e o centro em 30 minutos. O custo é de apenas MXN 30 e o valor é pago com o mesmo cartão que será utilizado no metrô e metrobús durante a viagem. Nos dois terminais, um guichê vende cartões já com crédito para a viagem e mais o valor adicional escolhido pelo usuário. Muito prático! Peça ajuda ao atendente para identificar a estação mais próxima do seu hotel ou de um metrô que faça a rota até o seu destino final. Veja o mapa da linha do metrobús que passa no Aeroporto Internacional da Cidade do México Benito Juárez. “

Ah! Sempre que pedir informação sobre o metrô a algum funcionário do aeroporto, vão te mandar para o metrobus. Acredito que porque é mais fácil, mais caro e turístico. Caso queira economizar $25, insista no metrô. É fácil, rápido e seguros, sim.