Quando começamos a viajar, percebemos que um dos maiores custos das nossas viagens eram alimentação e hospedagem. Dois itens essenciais para viver, não é mesmo? Você precisa de um lugar pra dormir e algo para comer. Algum tempo depois da nossa primeira viagem, descobrimos os hostels e nossos custos com alimentação e hospedagem reduziram pela metade, afinal, dormir em quarto compartilhado e cozinhar no hostel ajudou (e continua ajudando) muito a economizar.

Hoje, nós quase não gastamos com hospedagem porque usamos o Couchsurfing, mas de vez em quando a gente precisa encontrar um hostel barato em algum lugar porque não conseguimos couch ou porque não valia à pena tentar couch. Foi o que aconteceu comigo quando fui à Playa del Carmen, no México. Playa del Carmen é um destino muito turístico e isso já dificulta um pouco a procura por couchsurfing e como eu só passaria duas noites, achei que não valia à pena buscar um anfitrião pois teria muito pouco tempo para compartilhar com ele e, como eu já disse, não é o dinheiro o mais importante na experiência com o couchsurfing.

Quando decidi ir à Playa del Carmen, em altíssima temporada, fiquei com medo de não encontrar um hostel BBB (bom, bonito e barato), mas felizmente eu encontrei o Hostel La Perinola que preencheu todos os requisistos de BBB e ainda me deixou com vontade de ficar um pouquinho mais. A simpatia dos donos é um dos pontos fortes da hospedagem, a Mica e o seu marido (ambos argentinos) são muito atenciosos e me ajudaram com dicas de passeios, comida e segurança. Amei.

Onde fica

O hostel não está na zona mais turística. Pelo contrário, está distante dos grandes resorts e das baladas que fazem a fama de Playa, mas eu não tive dificuldades em caminhar algumas quadras até a região mais badalada. Caminhando menos de uma quadra, encontrei farmácia, um grande supermercado, barracas de comidas de rua e lavanderias.

A 30 Avenida Nte. está bem na esquina do hostel e caminhando por ela é possível chegar ao centro e às praias com muita facilidade. Como cheguei à noite e exausta, optei por pegar um táxi desde a rodoviária, que me custou $50, mas se tivesse chegado de dia e, com forças, poderia ter ido caminhando.

Endereço: La Perinola, Calle 20 Bis. Nte., Infonavit Luis Donaldo Colosio, Gonzalo Guerrero, 77720 Playa del Carmen, Q.R., México

Quanto custa

Eu me hospedei no La Perinola na semana de 31 de dezembro. O hostel estava cheio, a cidade estava cheia e muito movimentada, mas eu consegui um lugar no quarto de meninas. Dividi o quarto com mais 3 meninas e paguei US$ 12 pelas duas noites. Apenas 6 dólares por noite é um preço muito bom e como reservei com antecedência consegui garantir essa pechincha. O pagamento foi feito na hora, em dólares americanos, e o troco eles me passaram em pesos mexicanos de acordo com a cotação do dia.

Fiz uma simulação hoje, e os preços e acomodações estão abaixo:

Estrutura

Eu sempre acho que é importante dizer que o que é confortável pra mim pode não ser confortável pra você. Dessa forma, uma cama que é boa pra mim, pode não ser pra você, não é mesmo? A estrutura do hostel é muito simples. Uma cozinha com geladeira, fogão e utensílios, uma sala de tv com sofá e uma pequena mesa de jogos, quartos com ar condicionado e os colchões eram bem confortáveis, pra mim.

Fiquei num quarto compartilhado para 6 meninas, o quarto tinha banheiro, ar condicionado e armários individuais. A bagunça do quarto era por conta das hóspedes mesmo, quando cheguei minha cama estava arrumada e a roupa de cama limpa e cheirosa. De verdade, a bagunça do quarto que eu estava era por conta das meninas, do lado de fora, nas áreas comuns, a Mica deixava tudo organizado e limpo. Ah! E tem água quente no banheiro.

No hostel tem um terraço onde eles fazem festa, churrasco e reuniões. É um espaço muito legal. O Wi-fi funcionava no quarto e cada hóspede tem uma chave do portão e do seu quarto. Dá pra cozinhar tranquilamente pois a cozinha conta com muitos utensílios e  temperos que são pra uso comum. Se você precisar, você pode falar com a Mica para lavar sua roupa na lavanderia, basta levar seu próprio sabão e pagar uma taxa que é bem mais em conta que uma lavanderia.

Todas as fotos foram retiradas da página do hostel no Booking.com =)

Bom, não tenho pontos negativos sobre o hostel. Por US$ 6,00 fiquei muita satisfeita e agradecida pela acolhida da Mica e sua família. Talvez não seja uma boa ideia se hospedar por lá na época de Copa do Mundo, afinal, os donos são argentinos e de um total de 30 hóspedes apenas eu não era argentina. Era um pouco louco isso, mas foi tranquilo. Se você se hospedar por lá, conta pra gente a experiência =)