Saímos de Copacabana muito ansiosos pra chegar em La Paz, no caminho, muita gente falava o que queria e nós só queríamos chegar lá e ver com nossos próprios olhos o que realmente era La Paz. Chegamos em La Paz por volta das 16:30 da tarde e era feriado nacional, a cidade estava cheia, todo o comércio fechado e muita gente na rua, festejando, bebendo, dançando, brigando. Foi uma verdadeira loucura. Não tínhamos reserva no hostel porque queríamos pesquisar os mais baratos, mas isso é besteira porque La Paz não é cidade pequena, os hostels não estão um perto do outro, eles ficam distantes e foi absolutamente desesperador procurar por um hostel no meio daquele caos, com todas as mochilas nas costas. Batemos em três hostels e um hotel de beira de rua e não tinham vagas. Depois de muito andar, conseguimos vagas no Adventure Brew Hostel. La Paz nos assustou nas primeiras horas, mas depois foi só amor <3

La Paz é enorme e tem tanta coisa pra fazer que você vai ficar na dúvida do que fazer. É bem verdade que muita gente odeia La Paz, que acha uma cidade feia, diz que foi a pior cidade que já esteve, que é uma grande favela, que isso e aquilo. Mas isso tudo depende do seu estilo de viagem e de como você encara as diferenças.

Bom, muita gente diz que La Paz é uma grande favela porque nós somos acostumados a chamar de favela o conjunto de casas por construir, com fachadas no cimento, sem cor e claro, um monte de andares. Antes de tudo, você precisa saber que as pessoas constroem as suas casas daquele jeito, sem cores nas fachadas, por que se elas fizerem uma fachada bonitinha, pintadinha, o governo vai cobrar por isso. Sim, elas pagarão impostos pela fachada bonitinha que o turista quer ver. Por isso, boa parte da população não faz fachada em casa, e dá um aspecto de que as casas não foram terminadas. Depois que descobri isso, parei de achar feio e passei a entender o lado dos trabalhadores que só procuram uma forma de poupar dinheiro pra dentro de casa.

La Paz é realmente diferente de todos os lugares que estivemos, mas a vida tá aqui pra isso, né? Pra gente aprender a conviver com as diferenças, e eu escrevi esse post pra mostrar pra vocês as inúmeras coisas que tem pra fazer por lá e ajudar vocês a montar o roteiro. Espero que ajude =)

Curiosidade: La Paz, apesar de ser sede do poder judiciário do país, NÃO É a capital da Bolívia. A capital boliviana é Sucre que está a 2750m de altitude e fica no caminho entre Santa Cruz e Potosí.

ONDE SE HOSPEDAR EM LA PAZ

Nos hospedamos no Adventure Brew Hostel não porque era o mais barato, mas sim o único que tinha vaga, mas não nos arrependemos. Certeza que existem mais baratos, mas a gente gostou muito do lugar, muitos quartos, muita gente jovem, tem um bar muito legal com festa toda noite e os quartos eram bem limpinhos. Nosso único problema foi que a galera ficava bêbada durante a noite toda nas festas do bar e quando acordávamos o banheiro tava imundo, mas isso não é culpa do hostel e sim dos hóspedes que não sabiam se comportar. A melhor parte era que cada noite no hostel dava direito a uma cerveja de 500ml no bar, com a altitude era só pagar mais 500ml e já tava bêbada HAHA A localização era ótima pois dava pra ir caminhando para os principais pontos da cidade, além disso, possuem agência de turismo dentro do hostel.

Adventure Brew Hostel: Avenida Montes #503-533|  +591 2915896 1

QUARTO COMPARTILHADO 12 PESSOAS COM CAFÉ DA MANHÃ: Bs. 61,00 por pessoa.

O QUE FAZER EM LA PAZ

#1 MERCADO DAS BRUXAS

O mercado das bruxas é um conjunto de lojas de artesanatos e plantas medicinais, também é possível ver os fetos de llhamas expostos como se fosse a coisa mais natural do mundo, fiquei meio horrorizada com isso, mas vida que segue hehe. Lá dá pra comprar de tudo, inclusive os fetos de llhamas. Para chegar no mercado basta procurar entre as esquinas das Calles Santa Cruz e Linares.

#2 DOWNHILL – ESTRADA DA MORTE

Popularmente conhecida como “Estrada da Morte”, esse é um passeio para os aventureiros, corajosos, desprendidos, enfim. Por falta de coragem, não quis nem passar perto, mas esse é o passeio mais tradicional de La Paz. De bicicleta, é possível percorrer uma das estradas mais perigosas do mundo. Existem muitas empresas que fazem esse passeio e a variação de preços entre elas não é pouca. Eu recomendo fortemente que você não pense em economizar numa hora dessas, acidentes acontecem 2 e é melhor que você faça o possível e o impossível para evitá-los, inclusive gastar muito. A maioria das agências ficam pelas redondezas do mercado das bruxas, mas é bom já ir com as opções para La Paz, pesquise pela internet o que falam de cada uma, a estrutura e tudo mais.o

#3 CHACALTAYA

Chacaltaya é antiga estação de esqui mais alta do mundo, hoje encontra-se desativada e as empresas oferecem passeios até o cume 3. Nós fizemos o passeio em um ônibus turístico, sabe aqueles ônibus escolares e filme americano? Um desse que passou no hostel pra nos buscar. Não há mais neve lá no topo, mas caso você tenha sorte 4pode nevar quando você estiver lá em cima. A paisagem durante todo o caminho é bem bonita. Quando chega até a estação, é necessário caminhar 200m até o topo, mas não pensa que é moleza não, hein. Eu fiquei poucos metros abaixo do cume porque passei bem mal, não consegui respirar e com o frio congelante piorou tudo, mas a paisagem lá em cima vale o passeio. A estrada é bem perigosa, como a maioria na Bolívia, cheia de curvas e abismos. Mas vai na fé, que tu vai dar certo hehe. A maioria das empresas de turismos fazem o passeio, é só procurar a que te agrada. Chacaltaya + Valle de La Lunna custa em torno de Bs. 85,00 por pessoa. A maioria das agências que oferecem o passeio estão na rua Sagarnaga, com várias agências uma do lado da outra, entre a Calle Linhares e Illampu.

É possível agendar o passeio de um dia pro outro sem problemas.A viagem até  a estação Chacaltaya dura entre 40 minutos e 1 hora, é bom levar uns lanchinhos pro caminho. Ah! As agências buscam os clientes nos hotéis às 8hs e entre 12-13hs já estão de volta ao centro e a caminho do Valle de la Lunna. Caso você não queria fazer o Valle de La Lunna é só pedir do guia pra van parar no centro de La Paz na volta e descer por lá mesmo. Nós não fizemos, ficamos bem satisfeitos com o Chacaltaya.

Nós contratamos a empresa BOLIVIA CHACANA TRAVEL e não tivemos nenhum problema. A empresa fica na Calle Linares n. 945, boliviachacanatravel@hotmail.com

#4 IGREJA SÃO FRANCISCO

A igreja de São Francisco é tida como o principal monumento histórico da cidade. Boa parte da região turística de La Paz fica por trás da igreja, ou seja, você vai passar por ela muitas vezes. Por dentro e por fora, é uma construção deslumbrante. É também um dos principais pontos de encontro dos locais, sempre com muitas pessoas na praça. A igreja fica entre as Calles Sagárnaga, Murillo e Santa Cruz.

#5 TELEFÉRICO PARA EL ALTO

O teleférico é a opção de transporte rápido em La Paz, é utilizado por boa parte da população que precisa se deslocar entre La Paz 5 e El Alto 6. Existem 3 linhas, mas as linhas mais turísticas são a amarela e a vermelha. A linha vermelha está mais próxima do centro da cidade 7 e nela tem o Mirante Titanic que dá pra ver toda a cidade, além das montanhas nevadas ao fundo. Nós pegamos o teleférico sem saber o que tinha do outro lado, quando chegamos em El Alto e saímos da estação tinha uma feira enooooorme, com tudo que você pode imaginar. Essa é a “Feira de El Alto” ou “Feira 16 de Julio”. Você encontra tudo, roupas novas e usadas, material de higiene pessoal, comidas prontas ou alimentos perecíveis, animais, efim, TUDO QUE VOCÊ PODE IMAGINAR. Ficamos impressionados com a feira e passamos um bom tempo comprando meias, brinquedos 8 e outros.

Pelo que pesquisei a feira é conhecida por ser a maior do mundo a céu aberto e acontece aos domingos e às quintas feiras. O trecho no teleférico custa BOB 3,00. A feira foi uma das coisas que mais gostei de fazer em La Paz, valeu muito, recomendo a quem tiver um tempinho de ir, mas tente evitar o horário de pico pois o teleférico é o transporte público da cidade =)

Infelizmente, não temos fotos da feira porque não nos sentimos seguros para fotografar lá, mas vale a visita, é só ficar atento!

#6 Plaza Murillo

Conhecida como a principal praça de La Paz, é cercada por prédios históricos, entre eles o Palácio Presidencial, que é conhecido como Palacio Quemado; o Palácio Legislativo, sede do parlamento boliviano e a catedral de La PazA praça é visitada por turistas e locais e tivemos a sorte de chegar em um feriado nacional com muitas atrações rolando por lá. Também é cercada por restaurantes e café. Ah! Todo mundo precisa dividir o espaço da praça com os pombos, são muitos e eles são os donos do espaço.

#7 Calle Jaén

São construções antigas e coloridas que ficam bem próximo da Plaza Murillo, entre as construções é possível encontrar muitos museus e é possível conhecer 4 desses museus por B.s 10: . Pagando uma entrada única de 10 bolivianos: Museo Costumbrista Juan de Vargas, o Museo de los Metales Preciosos, o Museo del Litoral Boliviano e o Museo Casa de Don Pedro Domingo Murillo. Os museus estão abertos de terça a sexta de 9hs às 12:30 e de 14:30 às 19hs, aos sábados e domingos somente de 9hs às 13hs. A rua também é cheia de cafés e restaurantes, além de galerias de arte.

1. possuem duas unidades, uma no número 503 e outra no número 533, uma bem próximo da outra