*Todos os preços estão em pesos chilenos1. Cotação de março de 2016: R$ 1,00 – $189,00*

O Parque Nacional Torres del Paine é um parque localizado no extremo sul do Chile e é considerado um dos parques mais impressionantes do mundo. O nome do parque diz respeito ao famoso cartão postal localizado lá dentro. As torres são impressionantes, lindas e de tirar o fôlego, mas não é a única coisa que tem pra ver por lá. Aliás, o parque é gigante e  possui muitas outras atrações naturais atraindo viajantes do mundo todo em busca de aventura, longas caminhadas e belezas naturais exuberantes.

Torres del Paine se tornou um sonho e ao mesmo tempo um desafio. Não foi fácil – fisicamente e psicologicamente – fazer o Circuito W, mas foi tão lindo, tão incrível que eu saí de lá pensando em quando vou poder voltar e fazer o Circuito O2.

Quando começamos a sonhar com Torres del Paine jogamos no google e de cara surgiram aqueles pacotes que custavam milhares de reais, cheios de mordomias, com todas as refeições inclusas, totalmente engessado a determinado grupo. Foi desanimador. Custava uma fortuna e ainda ficaríamos presos às agências? Daí pesquisando muito descobrimos que era possível gastar muito menos e que isso exigiria um pouco de paciência. Por isso, o objetivo desse post é compartilhar com vocês o máximo de informações possíveis pra quem deseja fazer fazer o Circuito W da maneira mais econômica possível, da mesma forma que fizemos =)

QUANDO IR A TORRES DEL PAINE

Você precisa escolher bem a data que quer ir ao parque, caso vá no inverno as chances de encontrar algumas atrações fechadas são grandes. A melhor época para ir é no verão, de novembro a março, pois a temperatura é mais amena. Em novembro e dezembro é começo de temporada e o parque está mais vazio, em janeiro e fevereiro o parque já está mais cheio e é preciso fazer reserva até mesmo nos campings. Já em março, é final de temporada, o parque está mais vazio e em compensação a começa a ficar mais frio. Nós fomos em no final de março e foi bem tranquilo, nenhum problema com frio ou com reservas de campings.

COMO CHEGAR EM TORRES DEL PAINE

Para chegar em Torres del Paine é preciso, antes,  chegar em Puerto Natales pois é de lá que saem os ônibus em direção ao Parque. O Aeroporto mais próximo de Puerto Natales está localizado em Punta Arenas a 250km. Você pode conferir nossas dicas sobre Punta Arenas também, é só clicar aqui.

De Punta Arenas é possível chegar de ônibus a Puerto Natales pelas empresas Buses Fernandez, Buses Pacheco e Bus Sur. Os ônibus saem a cada uma hora e a passagem pode ser comprada na hora. É possível pegar ônibus para Puerto Natales desde El Calafate e Ushuaia também.

Uma vez em Puerto Natales é necessário pegar outro ônibus para a entrada do Parque. Nesse caso é só escolher uma das empresas que estão na rodoviária 3. Os ônibus de Puerto Natales para Torres del Paine saem nos mesmos horários, duas vezes por dia, às 7:30 e às 14:30.

Existem 3 paradas de ônibus dentro do parque: 1 – Laguna Amarga 4, Pudeto 5 e Sede Administrativa CONAF 6

Para voltar a Puerto Natales os ônibus voltam em dois horários, 13h e às 18h. Às 13h saem da Sede Administrativa CONAF, passam na parada Pudeto às 13h30min e na parada Laguna Amarga às 14h30min. Às 18h saem também da Sede Administrativa CONAF, passam na parada Pudeto às 19h e na parada Laguna Amarga às 19h45min.

Para quem vai começar o trekking pela Laguna Amarga7 após a compra de ingressos já começa a caminhar 8 conforme indica o mapa que você ganha na bilheteria, mas para quem vai fazer o trekking no sentindo inverso, começando por Paine Grande, volta pro ônibus e desce na Sede Administrativa CONAF pra pegar o barco ou ir caminhando9 para Paine Grande.

DICA: Passar uma noite em Puerto Natales para conferir os últimos preparativos10e começar a viagem para Torres del Paine às 7:30 da manhã.

Muitas pessoas visitam o parque de carro alugado ou próprio, nesse caso é possível conseguir uma carona. Não é fácil, mas também não é difícil ir de carona, para tentar a carona é preciso confeccionar uma plaquinha com “Torres del Paine”, se dirigir para a saída da cidade e torcer pra uma boa alma parar pra você =)

ÔNIBUS PUNTA ARENAS – PUERTO NATALES: $6.000

ÔNIBUS PUERTO NATALES – PARQUE NACIONAL TORRES DEL PAINE: $15.000

ROTAS PARA O CIRCUITO W

Como eu já disse no tópico anterior, existem duas rotas para fazer o Circuito W, a primeira, que é a mais comum é começando pela Laguna Amarga e terminando em Paine Grande e a segunda, fazendo o sentido inverso, começando por Paine Grande e terminando na Laguna Amarga.

Circuito W – Rota Normal, mais comum: desce do ônibus na Laguna Amarga e caminha- que é de graça – ou pega uma van até a Hostería las Torres pela bagatela de $3.000 pesos. O trekking é iniciado com uma trilha até o Mirador las Torres e depois segue o Circuito W na direção oeste, passando pelo Lago Nordenskjold, pelo Glaciar Francês e o Vale Francês. A última parte deste circuito é uma trilha que passa pelo Lago Grey até chegar ao glaciar Grey. Depois do Circuito W completado você deve voltar até o cais do Refúgio e Acampamento Paine Grande de onde saem os barcos com direção à parada Pudeto, um dos pontos de ônibus para voltar para Puerto Natales. A opção mais econômica nesse caso, é caminhar de Paine Grande até o Acampamento Las Carretas e não pagar o barco de volta, acrescentando uma noite no trekking e então chegar até a Sede Administrativa CONAF para pegar o ônibus de volta a Puerto Natales.

Circuito W – Rota Invertida: a rota invertida é iniciada descendo do ônibus na parada Pudeto para pegar o barco com destino ao cais do Refúgio e Acampamento Paine Grande. Neste caso, o trekking é iniciado com a trilha que passa pelo Lago Grey até chegar ao glaciar de mesmo nome e depois você segue o Circuito W na direção leste passando pelo Glaciar Francês, Vale Francês e  pelo Lago Nordenskjold. A última parte desde circuito é a trilha que vai até o Mirados las Torres. Depois desta rota você deve voltar até a Hostería las Torres e pegar uma van por $3.000 ou caminhar – de graça – com direção à parada Laguna Amarga, um dos pontos de ônibus para voltar para Puerto Natales. Para economizar ainda mais, você pode descer na Sede Administrativa CONAF ao invés de descer em Pudeto, caminhar até o Acampamento Las Carretas e em seguida caminhar até Paine Grande com isso, você não paga a travessia de barco até Paine Grande, mas seria necessário somar um dia a mais no trekking.

ONDE SE HOSPEDAR EM PUERTO NATALES

Puerto Natales possui muitas opções de hospedagem, mas nós sempre estamos em busca do mais barato, né? O Eduardo do Hostal Independencia,  de Punta Arenas, nos indicou um hostel simples, como o dele, para ficarmos em Puerto Natales. Seguimos para o hostel que nos foi indicado e a opção mais barata era o camping, mais uma vez montamos nossa barraquinha e nos preparamos para o dia seguinte que iríamos para Torres del Paine.

Hostal Rio Tyndall – Camping $5.000 – por pessoa, por noite11

P.s: Infelizmente não encontrei informações sobre o hostel na internet, assim que encontrar eu coloco aqui. O dono do Hostel nos ajudou a consertar a barraca e nos deixou à vontade. Ele não era muito simpático, mas também não era má pessoa.

P.s 2: Quando estiver procurando hospedagem confirme se o lugar escolhido oferece a opção de guarda volume pra que você deixe as coisas que não vão ser usadas no parque.

QUANTO TEMPO PARA FAZER O CIRCUITO W?

O Circuito W, em geral, dura 5 dias e 4 noites. Mas isso vai depender do seu condicionamento físico, quanto tempo você quer passar em cada lugar, que tipo de imprevisto você teve ou se não teve imprevisto nenhum. No nosso caso nós ficamos um dia mais no campamento Torres pra descansar e tínhamos o plano de um dia a mais no parque para caminhar de Paine Grande até o acampamento Las Carretas e sair do parque pela sede administrativa, mas foi irresistível chegar em Paine Grande e não pegar o barco pra saída, dessa forma ficamos 6 dias e 5 noites no parque. Nosso roteiro pelo parque ficou assim:

  • DIA 1 – Laguna Amarga – Campamento Torres
  • DIA 2 – Campamento Torres
  • DIA 3 – Campamento Torres – Acampamento Los Cuernos
  • DIA 4 – Acampamento Los Cuernos – Campamento Italiano
  • DIA 5 – Campamento Italiano – Acampamento Grey
  • DIA 6 – Acampamento Grey – Paine Grande – Saída do Parque

QUANTO CUSTA FAZER O CIRCUITO W?

Os gastos com o circuito começam com o transporte de Puerto Natales a Torres del Paine12. De lá, é possível pagar outro transfer da “entrada do parque” até a Hosteria Las Torres que é onde “começa a a trilha” 13 para o Campamento Torres que fica nos pés das famosas Torres del Paine, mas optamos pela maneira mais econômica possível e fizemos tudo, desde o começo, caminhando e não pagamos o segundo transfer.

A forma mais barata de fazer o circuito é acampando e cozinhando todos os dias. Existem dois tipos de acampamentos: os grátis que são grafados “campamento” e os pagos que são identificados no mapa oficial com “refúgio” ou “camping”. Os grátis são os Campamento Torres e o Campamento Italiano, você não paga nada para dormir, mas precisa fazer o registro com os guardas. Nos acampamentos grátis não é possível tomar banho e a “cozinha” é uma pequena barraca que protege os fogareiros do vento, não existem mesas ou cadeiras e a água precisa ir buscar no rio14. Além dos acampamentos Torres e Italiano dormimos no Camping Refúgio Los Cuernos e Camping Refúgio Grey, ambos pagos e com banheiros para banho com água quente, cozinha fechada com mesas e cadeiras, pia para lavar a louça e torneira com água para cozinhar, um luxo só haha

Em resumo, você gasta com transporte de ida e volta, com a entrada do parque, com os campings, com o transfer de barco em Paine Grande15 e claro, com alimentação. De fato, não é uma viagem barata, mas vale cada centavo, hein!!? Resumo dos gastos:

Transporte ida+volta: $15.000 por pessoa

Transfer barco em Paine Grande: $15.000 por pessoa

Entrada do Parque: $18.000 por pessoa16

Camping Los Cuernos: $6.000 por noite, por pessoa

Camping Grey: $6.000 por noite, por pessoa

P.S: Os gastos com comida são totalmente pessoais, cada um leva aquilo que gosta de comer e aguenta carregar, né? Nós, por exemplo, levamos chocolate, muito macarrão, atum, biscoito doce e salgado, molho de tomate, sopão instantâneo, purê de batata industrializado17 e suco em pó. Muita gente leva frutas secas, nós não tínhamos o costume de comer frutas secas e nem encontramos a loja em Puerto Natales que vendia. Nossa comida foi suficiente, mas se eu pudesse voltar atrás teria levado algo mais saudável, comemos muita massa e muita besteira.

A loja que vende as frutas secas e muitos snacks para as trilhas é Loja Itahue – Rua Esmeralda 455 B, Puerto Natales. Compramos boa parte da nossa comida na Zona Franca de Punta Arenas porque era mais barato, mas se você não vai passar por lá, pode comprar em Puerto Natales mesmo, é um pouco mais caro, mas é muito melhor que comprar nos refúgios.

O QUE LEVAR PARA TORRES DEL PAINE

Você precisa ter muito cuidado com tudo que você vai levar para a trilha, afinal, é você quem vai passar dias carregando tudo nas costas, então, é fundamental que você analise a importância de cada item pra não carregar peso desnecessário. Felizmente, usamos tudo que levamos, o impacto da mochila pesada foi muito grande no primeiro dia de trilha, mas conforme íamos caminhando e comendo o peso ia aliviando. Listei alguns itens que considero indispensáveis para o circuito, além da comida, claro.

  • Lanternas18;
  • Conjunto de segunda pele calça + blusa19;
  • Fleece20;
  • Corta vento;
  • Meias térmicas21;
  • Luvas;
  • Bastões de caminhada22;
  • Barraca de camping impermeável23;
  • 1 Calça legging para caminhada;
  • 1 Camisa Dry-fit para caminhada;
  • 1 Camisa de meia;
  • Baterias extras24;
  • 4 Pares de meias para caminhada;
  • Saco de dormir para temperaturas abaixo de zero25;
  • Fogareiro26;
  • Fósforo ou Isqueiro27;
  • 2  Pequenas botijas de gás para cozinhar28
  • Isolante térmico;
  • Botas para trekking;
  • Capa de chuva para mochila;
  • Lenço umedecido29;
  • 1 Par de Crocs ou qualquer sandália que seja confortável nos seus pés30

Dica 1: Coloquei um saco plástico dentro da mochila e coloquei as roupas dentro do saco, isso tudo com medo de molhar as roupas e dormir com roupa molhada. Também coloquei dentro de sacos plásticos o isolante térmico e o saco de dormir, nada molhou e eu fui muito feliz.

Dica 2: Você não pode acampar em nenhuma outra parte do parque que não esteja demarcada no mapa para camping, dessa forma, tente começar as caminhadas cedo pra chegar cedo aos acampamentos;

Dica 3: Não importa que tipo de vício você tem e quão dependente você, pelo amor de Deus não fuma no parque, não deixa uma bituca de cigarro cair ali e provocar um incêndio como já aconteceu antes;

Dica 4: Também não pode fazer fogo fora das áreas demarcadas para cozinhar, obedeça.

Dica 5: Não se preocupe com água e muito menos com produtos químicos para purificá-la, a água dos rios é corrente e vem direto das geleiras e claro, é uma delícia.

DISTÂNCIAS NO CIRCUITO W

O mapa oficial de Torres del Paine fornece as distâncias entre os principais pontos, são elas:

  1. Sede Administrativa – Refúgio Paine Grande: 16km
  2. Refúgio Paine Grande – Campamento Italiano: 7,5km
  3. Campamento Italiano – Mirador Britânico: 5km
  4. Campamento Italiano – Refugio Los Cuernos: 5km
  5. Refugio Los Cuernos – Hotel Las Torres: 12km
  6. Hotel Las Torres – Refúgio Chileno: 5 km
  7. Refugio Chileno – Campamento Torres: 3km
  8. Refugio Grey – Refugio Paine Grande: 11km

O trekking é considerado de dificuldade média a difícil. Pra mim, o dia mais difícil foi o primeiro dia pois caminhamos desde a Laguna Amarga até o Campamento Torres, com muitas subidas e muito peso.


  1. CLP

  2. outro trekking, mas de 10 dias explorando mais áreas do parque

  3. existem inúmeras empresas oferecendo o transfer até o parque e com a mesma médida de preços

  4. 9h45min manhã e 16h45min tarde

  5. 10h30 manhã e 17h15 tarde

  6. 11h45min manhã e 18h tarde

  7. sentido horário

  8. ou paga um transfer até a Hosteria Torres

  9. passando por Las Carretas

  10. comidas, equipamentos e tudo que for utilizar na trilha

  11. camping dá direito a usar banheiro, cozinha, wifi, sala de tv e tudo

  12. $15.000

  13. $3.000

  14. as mãos podem congelar por uns minutos com a água, mas fica tranquilo

  15. esse transfer de barco é opcional se você está disposto a caminhar mais um dia até o acampamento Las Carretas, que é grátis. Você pode passar por Las Carretas no começo ou no final do trekking, depende do sentido que você começa o circuito

  16. preço para estrangeiros

  17. bem ruinzinho, mas na hora da fome…

  18. as de cabeça são muito mais práticas

  19. levei apenas um conjunto e só usava pra dormir

  20. levei dois, um pra dormir e outro pra usar durante o dia, eu não gosto de dormir com roupa suja hehe

  21. forma essenciais pra manter os pés quentinhos e conseguir dormir, eu comprei em Punta Arenas na loja Balfer

  22. eu usei só um e foi suficiente, acho que usar dois pode atrapalhar

  23. a nossa barraca é essa aqui, ela sobreviveu aos ventos da Patagônia, então está aprovada, nós compramos no Brasil mesmo, mas se fôssemos mais experientes teríamos comprado uma da Doite em Punta Arenas

  24. além das baterias pra câmera, levei baterias portáteis pro celular

  25. o nosso não é abaixo de zero e a gente se encapava todo pra dormir, mas deu pra aguentar a viagem toda, qualquer coisa é esse aqui da guepardo

  26. compramos na Balfer também, mas é possível alugar

  27. mesmo que seu fogareiro não precise de fósforo, leva só por segurança hehe

  28. dá pra comprar em qualquer loja de equipamento da Patagônia, é sempre bom levar o fogareiro pra ter certeza que são compatíveis

  29. pros dias que não der pra tomar aquele banho de chuveiro quente

  30. gente, a crocs é feia demais, mas não tinha coisa melhor na vida do que tirar a bota, colocar meias limpas e calçar a crocs, os pés não sujavam, as meias não sujavam e não dava pra ficar escorregando nas ~tiras~ porque ela não tem tiras hehe