Antes de mudar pros Estados Unidos eu já sabia que minhas férias seriam pra Cuba, afinal, a ilha sempre esteve da minha lista de lugares pra conhecer e, ultimamente, era minha prioridade. Uma das dúvidas que eu tinha sobre voar pra Cuba era se eu poderia realmente fazer isso saindo dos Estados Unidos mesmo sendo brasileira, pois, devido ao bloqueio econômico que Cuba sofre por parte dos Estados Unidos os americanos precisam apresentar uma justificativa para viajar ao país.

Eu só encontrei um relato de brasileiros saindo dos Estados Unidos pra Cuba e eles diziam que não dava ruim, mas o relato era de antes do governo Trump (ou seja, super desatualizado) então não ficou claro se eu, como brasileira, precisaria apresentar alguma justificativa e se “férias” seria aceito pelo governo americano. Dito isso, decidi que compraria um voo com escala no México porque tinha certeza que no México ninguém me impediria de embarcar por uma “justificativa” ao governo.

Vasculhando a internet eu li que a Copa e a United Airlines, empresas norte americanas, oferecem voos saindo dos Estados Unidos, mas tudo indica que eles pedem algum tipo de justificativa para a viagem, mesmo que você não seja americano. Dessa forma, minha melhor opção foi a Interjet, empresa mexicana que tem muitos de voos saindo de São Francisco pro México. Sim, foi uma saga. Saí sexta-feira de São Francisco, fiz conexão em Guadalajara e conexão na Cidade do México e, por fim, da Cidade do México, voei pra Havana no sábado de manhã.

Quando comprei o voo com a Interjet eles não me pediram nenhum tipo de justificativa. A única coisa que me disseram foi que, dependendo da minha nacionalidade, talvez eu precisasse de visto. Aliás, temos um post aqui sobre como conseguir o visto com a própria companhia aérea. Enfim, é isto. Por receio eu escolhi um voo com escala no México para não correr o risco de ter que apresentar justificativa ao governo americano. Deu tudo certo, cheguei em Havana tranquilamente e aproveitei muito Cuba.

P.S1: Ah! Eu vi gente na internet dizendo que como justificativa para o governo americano ou para as companhias aéreas utilizaram a opção “apoio ao povo cubano” e eu pensei em utilizar isso, mas o meu visto americano é J1, eu moro aqui, eu trabalho e eu realmente fiquei com muito receio de dar algo errado e eu perder meu visto ou coisa assim.

P.S2: Pra quem se perguntou quanto eu paguei pra voar São Francisco – Havana – São Francisco…Paguei exatos US$ 452 e poderia, sim, ter pago mais barato, saiu mais caro porque não fiz escalas dentro dos Estados Unidos.