Agora que você já leu o nosso post com tudo que você precisa saber antes de ir ao Salar de Uyuni, vou descrever pra vocês a nossa experiência de três dias atravessando o maior deserto sal do mundo. Foi sensacional, não trocaria nada e só acrescentaria uns pacotes de biscoito 1 pra comer no caminho hehe.

DIA 1 – CEMITÉRIO DE TRENS, DESERTO DE SAL, ISLA DEL PESCADO

Depois de fechar com agência 2, fomos comprar água e comida extra pra colocar nas mochilas. Todo o mercado de compras fica próximo das ruas que estão as agências, fizemos nossas compras e voltamos às 11hs da manhã pra agência de onde sairíamos. Nosso guia, Deivid, não era de falar muito, mas adorava escutar música e desde o começo da viagem até o último momento escutamos suas músicas típicas e repetidas milhões de vezes. Logo no início da viagem, Deivid nos explicou que a passagem para o Cemitério de Trens, nossa primeira parada, estaria bloqueada e ele faria um outro caminho 3 para chegarmos ao cemitério.

O Cemitério de Trens é um daqueles lugares sinistros, cheio de mistérios e de histórias no meio de uma paisagem deslumbrante. A ferrovia chegou ao fim, provavelmente, entre as décadas de 1920 e 1930 com  crise de 1929, com a perda de território para o Chile 4 e a escassez de minérios. Os trens abandonados foram grafitados e hoje, todos tours passam pelo lugar. Próximo aos trens fica o vilarejo de Colchani, onde é possível comprar alguns alimentos 5 e artesanatos feitos de sal.

Depois de alguns minutos entre os trens e o povoado de Colchani, finalmente partimos para o deserto de sal, a ansiedade era tanta que eu apontei o dedo na direção da imensidão branca que avistei de longe.  O céu azul e bem limpinho se encontrando com aquele chão branco era uma das coisas mais lindas que eu já tinha visto até ali. Fomos ao salar no final de julho, estava seco 6 e bem frio, mas o frio era tudo que não importava até aquele momento. Desci do carro e a primeira coisa que fiz foi provar o sal, ISSO MESMO HAHA. Sim, é salgado e tem um pouco de terra também por causa dos carros e das pessoas que pisam lá hehe. Depois de muitas fotos, seguimos para a parada do almoço. Nosso guia estacionou ao lado de um antigo hotel de sal que, hoje, serve apenas para parada dos guias para o almoço com os turistas. Todo o almoço já estava pronto, o guia só serviu e e dividiu toda a comida 7.

Esse antigo hotel de sal fica próximo ao monumento em homenagem ao Rally Dakar que passa pelo Salar de Uyuni. O monumento é enorme e é feito de tijolos de sal. Ali ao lado fica uma estrela de sal construída no chão que abriga bandeiras de todos os lugares do mundo, muito legal. Depois de muitas fotos, comemos arroz, carne e cenoura cozida com ketchup e pra beber, coca cola ou água. Depois do almoço um pequeno descanso 8 e então seguimos para a Ilha do Pescado, ou Isla del Pescado em espanhol.

A Isla del Pescado é aquele lugar das fotos com cactos enormes. O lugar é lindo e, evidentemente, os cactos de até 10ms são de verdade. Paga-se B.s 30,00 para subir na ilha. Nós não subimos, mas a vista lá de cima é deslumbrante 9.

Depois desse dia lindo, seguimos para o povoado que dormiríamos na primeira noite. Nosso guia nos disse que o hotel que nos levou era o melhor da região. Bom, se ele mentiu eu não sei, mas eu achei o hotel super aconchegante, limpo, tinha água quente 10, cobertores limpinhos e ainda tinha energia elétrica. Era bem frio à noite, nem pensei em passar muito tempo fora do hotel, só tempo suficiente pra ver o céu incrivelmente lindo e cheio de estrelas.

DIA 2 – LAGUNA COLORADA, ÁRBOL DE PIEDRA

Acordamos bem cedo e saímos logo depois que amanheceu em direção à Laguna Colorada. Confesso que depois do salar em si, a laguna colorada era o lugar que eu mais queria ver, parecia incrivelmente linda pelas fotos e os flamingos eram uma atração à parte, né? Durante o caminho, vimos uma série de vulcões, lagunas dentre elas as Lagunas Cañapa, Hedionda e Honda. Todas lindas, mas nenhuma superou a beleza da tão desejada Laguna Colorada. Passamos pelo Árbol de Piedra, uma formação rochosa que lembra uma árvore, no deserto de Siloli. O deserto possui muitas rochas, mas a ~árvore~ é um ponto turístico do lugar, muito famoso mundo afora.

O almoço foi servido em lugar bem lindo às margens de uma laguna 11, comemos peito de frango gelado com arroz e salada e pra beber coca cola ou água.

Algumas horas depois finalmente chegamos à Laguna Colorada, fazia muito frio e o vento não ajudou muito, mas vencemos os desafios e aproveitamos cada minuto naquele lugar lindão <3 Os flamingos estavam lá, igualzinho como eu tinha visto no google HAHA. Foi incrível <3

Seguimos para o nosso abrigo da segunda noite, estava mais frio que no dia anterior, o hostel desse dia não tinha eletricidade, o refeitório ficava do lado de fora, mas era limpinho e quentinho dentro. Ganhamos uma garrafa de vinho do nosso guia e jantamos felizes em clima de despedida da aventura.

Obs: Para ter acesso às Lagunas é necessário pagar Bs. 150,00 de entrada no Parque Nacional de Flora Andina Eduardo Avaroa.

DIA 3: GÊISERES SOL DA MAÑANA, ÁGUAS TERMALES, LAGUNA VERDE

Antes que o sol nascesse já estávamos a caminho dos Gêiseres Sol da Manãna, quando chegamos ao nosso destino estávamos mais de 5mil metros de altitude e com um frio desgraçado, os gêiseres estão localizados numa área desértica e o cheio de enxofre é bem característico. A paisagem é incrível, parecia outro planeta. Seguimos então para as Águas Termales que também fazem parte do Parque Nacional e parece um balneário mesmo, tem vestiário e é necessário pagar Bs. 6,00. Eu não tive coragem de tomar banho porque fazia muito frio do lado de fora, mas o Fernando entrou e disse que a água era bem quentinha mesmo e que foi um bom banho. Arrependo-me muito de não ter entrado, mas na hora eu só sentia muito frio =(

Do ~balneário~ seguimos para visitar as últimas lagunas antes de pegar o transporte para o Deserto do Atacama. Chegamos ao “ponto de encontro” e uma van nos esperava, solicitaram os recibos dos pagamentos feitos à Relâmpago Turismo, mostramos e  partimos até San Pedro do Atacama.

Foram 3 dias e 2 noites de muito frio e de muita aventura, mas valeu à pena, fiquei tão feliz com toda a experiência e com certeza viveria tudo de novo. Se você pensa em conhecer esses lugares incríveis a única coisa que eu posso dizer pra você é que você não vai se arrepender.

Obs: no último dia só estava incluso no pacote o café da manhã, almoço já ficou por nossa conta em San Pedro do Atacama.

E pra quem ainda precisa de mais dicas sobre o Salar de Uyuni confere nosso post com tudo que vocês precisam saber antes de ir aqui.