*Os valores deste post estão em pesos mexicanos (MXN) com cotação de R$1,00 para $ 5*

Como boa fã de futebol, incluí o Estádio Azteca no meu roteiro pela Cidade do México. O Estádio Azteca é o maior estádio do México, é a casa da Seleção Mexicana de futebol e também do América, o time mais popular do país. Já visitamos o Santiago Bernabéu, o Camp Nou e o La Bombonera. Dessa vez, fiz questão de visitar o palco do nosso título mundial de 1970.

O Estádio Azteca foi inaugurado em 1966 e já em 1970 sediou nove partidas da Copa do Mundo. Em 1986 voltou a sediar um total de oito jogos da Copa. O estádio é um dos poucos estádios do mundo a sediar duas finais de Copa (1970 e 1986) e é o estádio que mais recebeu jogos na história das Copas. Sim, o Estádio Azteca foi o palco dos títulos mundiais de dois dos melhores jogadores da história: Pelé (1970) e Maradona (1986), que nem era tão bom assim.

Além das Copas, o estádio recebeu também os  Jogos Pan-americanos de 1975, o Campeonato Mundial de Futebol Sub-20 e 1983 e a Copa das Confederações de 1999.

Como chegar

Existem muitas formas de chegar ao Estádio Azteca, as mais convencionais são táxi e uber, mas viajando sozinha eu não queria gastar um bom dinheiro com qualquer uma das opções e decidi ir de transporte público (metrô + trem) e foi bem tranquilo.

Primeiramente você precisa ir até a estação de metrô Metro Taxqueña (Linha 2). Uma vez na estação Taxquenã você vai precisar fazer a troca para o Tren LigeiroPara acesso ao trem, você precisará pagar passagem outra vez, mas não são aceitos dinheiro ou bilhetes, apenas cartões. Se você não possui cartão, terá que pedir para alguém passar o cartão pra você.

O trem vai de Taxqueña a Xochimilco e você deve descer na estação Estadio Azteca. Quando sair do trem é só caminhar para a direita, e atravessar pela passarela. Quando você desce do trem já vê o estádio e já vai saber como atravessar. Não tem mistério.

As passagem de metrô custa $ 5,00 pesos e o trem $ 3,00, ou seja, menos de R$ 2,00 o trecho para chegar ou sair do Estádio Azteca. Vale a economia!

Para mais informações sobre o funcionamento do metrô, você pode consultar o site do Metrô da Cidade do México.

Quanto Custa

Existem duas categorias de visitantes: O que paga o ingresso “comum” de $ 120,00 e o “plus” que paga o ingresso de $ 160,00. Aparentemente, o plus tem direito a sentar no banco dos reservas para fotos e, pelo que percebi, nada além disso, pois as pessoas que pagaram o plus fizeram exatamente o mesmo tour que eu, que paguei $ 120,00.

O valor do “tour comum” para adultos é de $ 120,00, crianças $ 80,00 e idosos $100,00. Já para o “tour plus” adulto paga $160 e crianças $120,00.

Horário de Funcionamento

Antes de programar sua vistia ao estádio é importante checar se o tour está disponível na data que você pretende ir. Você pode consultar o site oficial, mas a gente adianta aqui os horários de funcionamento:

Segunda à sexta-feira: 10:00 às 17:00.

Sábado e Domingo: 09:00 às 14:00.

Ah! A Entrada para o tour é pela Entrada 2. A sinalização não é muito boa, então já fique sabendo que você precisa procurar a Entrada 2.

A visita

Falando da visita, eu posso dizer que foi o tour a estádio mais amador que já fiz. Não tô dizendo que foi ruim, porque eu realmente gostei, mas senti um certo despreparo dos funcionários. Um exemplo claro de despreparo é que o tour só estava disponível em espanhol e, junto comigo, tinha um casal de franceses e outro casal de holandeses. Quando questionei sobre um guia que falasse inglês a moça disse que na segunda-feira o guia que fala inglês não trabalha. Além do idioma, senti que nossa guia era iniciante e, às vezes alguns dos visitantes sabiam mais detalhes sobre o estádio que ela.

O tour começa pela parte externa do estádio onde podemos ver placa de inauguração e placas dedicadas às seleções que foram campeãs mundiais no estádio. Também tem placa de homenagem ao Maradonna pelo gol de classificação da Argentina às semifinais da copa de 1986.

 

Em seguida, seguimos pelo Túnel Maratón que é um túnel com imagens de jogos históricos, com dados sobres os visitantes que já jogaram no estádio e com muitas fotos históricas do futebol. É bem legal encontrar as placas dos times brasileiros.

No vestiário, podemos tirar fotos nas cabines de cada jogador e conhecer a área de tratamento. Do vestiário seguimos pro campo, onde, obviamente, não podemos pisar, só é possível tirar fotos nas laterais e, pra quem pagou o ‘plus’ é possível sentar na cadeira dos reservas.

Do campo, vamos à arquibancada onde o guia explica alguns pontos sobre o estádio, sua expansão e sua acústica e daí, finaliza o tour. Na saída, tem uma loja oficial do América, onde você pode gastar seus pesos comprando produtos oficiais.

Eu sou fã de futebol e achei o tour bem legal, não me arrependi de ter feito, mas comparando às minhas outras experiências em tours de estádio de futebol, deixou um pouco a desejar, principalmente em relação à preparação dos funcionários.