Buenos Aires é uma cidade muito especial pra nós, pois foi pra lá que fizemos nossa primeira viagem internacional, em 2013. E em 2016, estivemos mais uma vez na Capital Federal pra conhecer um pouco mais. Buenos Aires é uma grande cidade e como qualquer grande cidade apresenta muitos pontos fracos, mas também não deixa a desejar aos que esperam badalação, belíssima arquitetura, parques ao ar livre, museus, cafés, restaurantes, teatros, galerias, entre outros. Reunimos aqui o que mais gostamos de fazer na capital pra ajudar você a montar um roteiro, vai anotando!!

1 – La Bombonera (La Boca)

Como fãs de futebol, posso dizer que conhecer o estádio do Boca Juniors, La Bombonera, foi nosso passeio preferido. A visita guiada ao estádio La Bombonera é muito legal, com muita história e muita rivalidade contra um certo time vermelho e branco, também chamado de River Plate. O que mais me chamou a atenção durante a visita é que a arquibancada da torcida organizada – com 5mil lugares – fica em cima do vestiário do time visitante. E o que isso quer dizer? Quer dizer que o time adversário tem que “se concentrar” e se preparar pra um jogo contra os donos da casa num barulho infernal da torcida cantando e batendo os pés, literalmente em cima deles. Deve ser de arrepiar. A gente queria mesmo era assistir a uma partida, mas fica pra uma próxima.

Para a visita guiada, você consegue comprar ingressos no site  e o preço do Tour Guiado + Visita ao Museu é de $205 pesos argentinos. Para tentar assistir aos jogos você não vai conseguir comprar pela internet já que o Boca nem vende ingressos para jogos, pois tem um número maior de sócios torcedores que lugares no estádio, mas você pode tentar um ingresso com agências que revendem os ingressos dos sócios, mas já fique sabendo que não é muito barato.

Endereço: Brandsen 805, La Boca, Buenos Aires.

Linhas de ônibus: 10, 20, 22, 24, 25, 29, 33, 39, 46, 53, 54, 64, 70, 74, 86, 93, 102, 129, 130, 152, 159, 168.

2 – Caminito

Um dos pontos turísticos mais visitados de Buenos Aires, o Caminito, está a poucas quadras do estádio La Bombonera e por isso muitos dos visitantes reservam o dia para conhecer as duas atrações. O Caminito é formado por construções coloridas onde funcionam bares, restaurantes, galerias de arte e lojas de souvenirs. Dizem que as construções são todas coloridas porque originalmente o material era retirado de navios velhos e os moradores pintavam para dar vida ao ambiente. Nas ruas, em frente aos bares, existem dançarinos de tango e eles oferecem fotos e o visitante, muitas vezes, precisa contribuir com alguma quantia em dinheiro para os dançarinos. Nós não sentamos em nenhum restaurante por ali pois por ser um ambiente muito turístico é tudo muito caro, mas encontramos alguns souvenirs bem em conta e fizemos algumas comprinhas por lá. Aos domingos a ruas do Caminito fecham, ficam lotadas de visitantes e com bastante policiamento.

P.s: Nós não achamos o caminho do estádio para o Caminito perigoso, mas muitos dizem que não é recomendável caminhar pelo bairro La Boca. Caso decida ir andando, como fizemos, fique atento!

3 – Mercado San Telmo

O Mercado de San Telmo é, definitivamente, meu lugar preferido em Buenos Aires. Aliás, o bairro de San Telmo em si é uma delícia. O mercado possui muitos boxs com muita coisa antiga pra vender, das vezes que estivemos lá gastamos muito dinheiro porque a gente adora comprar um brinquedinho pra nossa coleção. Pra quem gosta de antinguidade, San Telmo é um paraíso. Também vendem camisas antigas  de diversos times, inclusive de times brasileiros. É possível almoçar ou tomar um café no mercado também, eu adoro esse lugar, não deixa de ir não! <3

Endereço: Rua Defensa, 963, San Telmo.

4 – Feira de San Telmo (Domingo),  estátua da Mafalda

Todo domingo acontece a feira de San Telmo, na primeira vez que estivemos na cidade não conseguimos ir à feira, mas na segunda vez fizemos tudo certinho pra conseguir ir, é incrível. A maior feira de rua que já estive e você encontra de tudo, de tudo mesmo. Tem muita arte de rua, tem comida, tem música, tem muita antiguidade, tem tango, tem livros, absolutamente de tudo. Nós ficamos maravilhados e passamos quase que o dia inteiro andando pela feira. De fato, é um programa imperdível e vale à pena programar uma viagem com um domingo pra conhecer.

A feira só acontece aos domingos e começa pela manhã e até umas 15hs ainda tá rolando. Ah! tem uma loja na mesma rua da feira que fica bem na entrada de uma galeria, infelizmente não lembro o nome, mas lá vende muitos posters de filmes, bandas, séries, personagens e são muito massa pra decorar a casa, se vocês encontrarem façam a festa que nem a gente faz 😀

Durante a feira é possível ir até a estátua da Mafalda, a famosa baixinha argentina. A Mafalda é muito famosa no mundo todo e pra tirar uma foto com ela é só ir em frente ao número 371 da Calle Chile.

Endereço: Rua Carlos Calvo, Defensa. Bairro San Telmo

5 – Museo Beatle

Um dos maiores fãs dos quatro meninos de Liverpool é argentino. Ele colecionava tudo que via dos Beatles e resolveu abrir um “museu” com toda a sua coleção, tem muita coisa mesmo e a coleção só cresce. Pra ter uma ideia o museo expõe até tijolo do original The Cavern Pub, onde a banda se apresentou pela primeira vez em 1961. A maioria das coisas foram adquiridas em leilões que se eu tivesse muito dinheiro como ele também participaria haha. O fã criou até o seu próprio “Cavern Pub” e tem atraído muitos turistas oferecendo serviços de restaurante, lanche, bebidas. Como eu sou fã assumidíssima dos britânicos fiquei fascinada pelo lugar, queria tudo pra mim. Eles ainda têm uma lojinha de souvenirs e dá pra gastar uma boa grana comprando artigos dos Beatles lá, cuidado!

Endereço: Avenida Corrientes, 1660.

Preço: 50$

Quando: Seg-Sex das 10h às 00h; Sáb – Dom 17 ás 00hs

Para mais informações é só acessar museo beatle.

6 – Casa Rosada

A Casa Rosada é a sede da presidência da república na Argentina e tem esse nome, obviamente, pela sua cor. O lugar é considerado patrimônio histórico nacional. A visita é quase que obrigatória, você não pode dizer que foi a Buenos Aires e não passou em frente à Casa Rosada. É um passeio clichê, mas a Casa Rosada e a Plaza de Maio, onde está localizada a sede da república, são ícones importantes da história do país. É possível realizar uma visita guiada – que nós não fizemos – por dentro da Casa Rosa e é GRÁTIS. Para realizar a visita é só preencher o formulário no site indicando data e quantidade de pessoas. É possível reservar para um número máximo de 5 pessoas.

A Casa Rosada está localizada na Plaza de Mayo e é muito fácil encontrar, todo mundo sabe onde é e dá pra ver de longe. Se você estiver hospedado na região do Obelisco, fica bem perto. Para visitação, a casa está aberta aos sábados, domingos e feriados das 10h às 18h. Já o Museu Bicentenário, dentro da Casa Rosada, funciona de quarta a domingo, no mesmo horário.

7 – Av. 9 de Julho, Av. Corrientes o Obelisco

O Obelisco é um monumento histórico de Buenos Aires criado para comemorar os 400 anos de fundação da cidade. Localizado no cruzamentos entre as avenidas Corrientes e 9 de Julho, ambas vistas como as principais avenidas da cidade. A Av. 9 de Julho já foi considerada a avenida mais larga do mundo, dá um trabalho danado chegar ao outro lado, já a Av. Corrientes é considerada a Broadway portenha devido aos inúmeros teatros que abriga.

8 – Calle Florida

Se você gosta de andar pela 25de março em São Paulo e procurar as melhores ofertas, você certamente vai gosta de pechinchar na Calle Florida. Essa nada mais é que a 25 de março dos hermanos. A Rua Florida possui diversos tipos de lojas com preços convidativos. Além disso, é possível encontrar muitas galerias por ali que vendem souvenirs a preços bem melhores que os praticados nos pontos turísticos.

9 – Cemitério Recoleta

No bairro de classe alta de Buenos Aires, Recoleta, está um dos pontos turísticos mais exóticos da capital federal. Sim, um cemitério. Eu ainda não consegui me adaptar a essa nova “moda” de visitar cemitérios e tirar selfies com túmulos, mas na nossa segunda vez em BsAs nós decidimos visitar o Cemitério Recoleta. O cemitério se tornou famoso porque suas construções são verdadeiras obras de arte assinadas pelo arquiteto Frances Prosper Catelin em 1822.

O cemitério era, claramente, para pessoas ricas e por isso algumas personalidades também foram sepultadas ali, tais como:

  • Nicolás Avellaneda – ex-presidente da Argentina.
  • Adolfo Bioy Casares – escritor.
  • Miguel Juárez Celman – ex-presidente da Argentina.
  • Vicente López y Planes – autor do hino nacional da Argentina.
  • Luis Federico Leloir – bioquímico, ganhador do Prêmio Nobel de Química.
  • Bartolomé Mitre – político, escritor e militar; ex-presidente da Argentina.
  • Carlos Pellegrini – político e advogado; ex-presidente da Argentina.
  • Eva Perón – ex-primeira-dama da Argentina.
  • Carlos Saavedra Lamas – político e advogado, ganhador do Prêmio Nobel da Paz.
  • Domingo Faustino Sarmiento – escritor e político; ex-presidente da Argentina.
  • Juan Andrés Gelly y Obes – general argentino, chefe do Estado-Maior argentino na Guerra do Paraguaio.

Sem dúvida, o túmulo de Eva Péron é o mais procurando e visitado, todos passam por lá.É possível fazer uma visita guiada, gratuita, onde o guia explica muitos detalhes. A visita guiada dura cerca de uma hora e acontece todo dia às 11:00h em vários idiomas: espanhol (de terça à domingo); inglês (terça e quinta); e português (sexta-feira).

Endereço: Junin 1760 – Recoleta – Buenos Aires

Horários: Todos os dias 07hs às 17hs. Entrada Gratuita

Site oficial: www.cementeriorecoleta.com.ar

Como Chegar:

Ônibus: 5, 10, 17, 37, 38, 39, 41, 59, 60, 61, 62, 67, 75, 92, 93, 95, 101, 102, 106, 108, 110, 124, 130, 152. A Recoleta está longe metrô. A Linha Verde (D) é a que mais se aproxima, com as Estações Callao e Tribunales, caminhando cerca de 10 quadras desde as estações.