Isla Negra é uma área costeira em El Quisco, no centro do Chile. Isla Negra está localizada a 70kms ao sul de Valparaíso e 110kms a oeste de Santiago, a capital chilena. O balneário é muito conhecido porque ali repousa Pablo Neruda, o mais importante poeta chileno. Pablo Neruda viveu ali de 1939 até sua morte, em 1973, e foi ele mesmo quem batizou a área com o nome de “Isla Negra”após o afloramento de rochas escuras.
Hoje, a casa onde Pablo Neruda viveu é um museu e atrai muitos turistas durante todo o ano, especialmente no verão. Nós visitamos Isla Negra em março de 2017 e nesse post a gente conta pra vocês como foi a visita.
Um pouco de História
Pablo Neruda foi um poeta chileno, um dos mais importante poetas da língua castelhana do século XX e cônsul do Chile na Espanha e no México. Neruda escreveu sobre temas políticos e sociais e em 1943 foi eleito senador da República. Neruda foi um dos principais defensores da causa socialista e em suas obras criticava as injustiças na América Latina e acreditava que através do socialismo a América Latina poderia mudar. Neruda se posicionou abertamente contra a ditadura chilena e fez da sua poesia sua arma contra Pinochet.
No dia 11 de julho de 1945, o poeta declamou um poema “Dito no Pacaembu”, para mais de 80 mil pessoas no estádio do Pacaembu, em São Paulo, em homenagem a Luís Carlos Prestes, político comunista brasileiro recém-saído da prisão.
Ele ganhou o Nobel de Literatura em 1971. O poeta morreu 4 dias após o golpe militar de 1973, em Santiago, mas seus restos mortais foram levados para Isla Negra em 1992. Em Isla Negra, Pablo Neruda descansa ao lado de sua terceira esposa, Matilde Urrutia, ele expressou essa vontade no poema Disposiciones no livro Canto General.
Casa-Museu Isla Negra
Para visitar a casa de Isla Negra não é necessário fazer reservas, basta chegar e comprar os ingressos. A visita inclui audio-guias em português, espanhol, inglês, alemão e italiano e eu recomendo levar um fone de ouvido que assim fica mais confortável. Não é permitido tirar fotos dentro da casa, pois existem muitas obras de artes ali, mas pelo lado de fora é permitido e o acesso ao túmulo de Pablo Neruda é gratuito, ou seja, você pode visitar apenas seu túmulo que está de frente pro mar.
Hórarios e preços:
Março a dezembro: terça a domingo de 10:00 a 18:00 hrs.
Janeiro e fevereiro: terça a domingo de 10:00 a 19:00 hrs.
Segunda-feira FECHADO!
Entrada geral: $7.0001.
Descontos: $2.5002 para estudantes e chilenos maiores de 60 anos.
Endereço: Rua Poeta Neruda s/n, Isla Negra, El Quisco.
Telefone: +56-35-2475156
contato: info@fundacionneruda.org
A visita
Neruda comprou a casa de Isla Negra em 1938 e, ao longo dos anos, a transformou em um barco. Isso mesmo, o poeta era apaixonado pelo mar e todas as transformações na casa foram feitas com intuito de causar a sensação de que se está em um barco, afinal, o mar está bem em frente, é como um barco ancorado.
Uma coisa interessante é que por dentro se parece um barco, tudo de madeira, portas estreitas, decoração de navios, mas por fora lembra os vagões de um trem, uma homenagem ao seu pai que era ferroviário.
Desde o início da visita é possível notar que Pablo Neruda foi um grande colecionador, já no primeiro ambiente da casa se encontram os mascarones 3, Neruda os tratava com verdadeiro carinho e dando lhes nomes e muitas vezes os comprava porque dizia que se pareciam com amigos queridos ou amores.
Passando aos outros cômodos da casa é possível notar que Neruda colecionava óculos, garrafas coloridas, chapéus, quadros, pedras, conchas, tudo. Estima-se que a casa, que está exatamente como ele deixou, possui mais de 3500 objetos do escritor.
Durante toda a visita você terá vista para o Pacífico, fica claro como Neruda era apaixonado pelo mar e fez questão de “viver dentro dele”. A vista que mais me impressionou foi a vista do quarto, ali Neruda escrevia, dormia e descansava ouvindo o som do mar e olhando as águas baterem nas pedras.Em Isla Negra, Palo Neruda viveu ao lado de sua terceira esposa, Matilde Urrutia, no quarto ainda é possível encontrar pertences dela.
Na casa também tinha uma “sala de festas” que se parece com um bar e tem mesa de jogos, ali o poeta se confraternizava com os amigos, jogavam e bebiam por noites seguidas. Ao final, antes de chegar ao seu túmulo, você passa por uma “sala de conchas” onde estão todas as conchas dos mares que ele percorreu. Saindo da “sala de conchas” você segue para o túmulo e percebe que Neruda não poderia estar descansando em lugar melhor, afinal, o mar era uma de suas paixões.
Como chegar em Isla Negra
A forma mais prática para chegar em Isla Negra é contratando uma excursão, que dura o dia inteiro, desde Santiago ou Valparaíso custando, em média, $40.0004 e a visita geralmente inclui uma vinícola e o pequeno povoado de Pomaire, mas você pode alugar um carro e seguir por conta própria, também incluindo alguma vinícola da região, aposto que é uma ótima e econômica ideia para quem está em grupo.
Mas se você quer ir da maneira mais econômica você pode ir de ônibus por conta própria saindo das rodoviárias de Valparaíso e Santiago. A viagem custa entre $3.000 e $5.0005, respectivamente. A Pullman Bus faz o trajeto e você só precisa dizer que vai descer na “casa do Pablo Neruda” e o motorista vai parar na Avenida Isidoro Dubournais, a principal, você vai seguir uns dois ou três quarteirões e quando começar a ver as lojinhas de souvenirs é só ficar atento ou perguntar onde está a rua Poeta Neruda. Não tem erro, a rua é de barro e quase sempre está com movimentação intensa.
Comentários