Valparaíso é, oficialmente, minha cidade preferida na América do Sul, apesar de ser uma cidade pequena, tem muita coisa pra fazer e o colorido, a vista pro mar, a arte de rua, a vida bohêmia, e claro, aquela aparência caótica conquistaram meu coração. A cidade é Patrimônio da Unesco desde 2003 e ao longo dos anos tem atraído muitos visitantes. Como passei quase três meses na cidade, deixei pra realizar o Free Walking Tour depois de algum tempo que já estávamos por lá, primeiro quis me perder pelas rua e becos e depois quis saber a história de cada lugar, mas esse tipo de tour é ideal pra fazer no começo da viagem e pra quem tem pouco tempo na cidade porque assim aproveita melhor o tempo. Nesse post eu conto pra vocês o que eu achei do Free Walking Tour por Valparaíso =)

Particularmente, acho a ideia do walking tour genial desde que você tenha um guia capacitado, mas ainda me incomoda um pouco andar em grupos pelos lugares e talvez por isso não seja muito adepta da ideia nas viagens, mas em Valpo eu decidi arriscar e gostei bastante. Em Valparaíso encontramos duas empresas que fazem o Walking Tour no esquema de “você paga quanto quer” a Free Tour Valparaiso e a Tour 4 Tips, ambas fazem basicamente o mesmo trajeto, saem no mesmo horário, mas possuem pontos de encontro diferentes. A Free Tour Valparaíso, por exemplo, sai da Plaza Aníbal Pinto e os guias usam uma camiseta vermelha com o nome Free Tour. Já a Tour 4 Tips sai da Plaza Soto Mayor e os guias estão sempre vestidos com uma camiseta do Wally e, por isso, é super fácil encontrá-los.

Eu escolhi a Tour 4 Tips por um motivo específico, eles dividem o tour. Pela manhã, às 10am, é o tour “Valparaíso Alternativo” que passa por lugares menos turísticos da cidade e pela tarde, às 3pm, é o tour “Imperdível de Valparaíso” que passa pelos lugares mais turísticos da cidade. Nesse caso, eu escolhi o “Valparaíso Alternativo” e gostei bastante. O roteiro do tour é basicamente o seguinte:

Bairro Puerto

O Bairro Puerto é o primeiro bairro da cidade e é justamente aquela área onde está o porto, a Plaza Sotomayor, a linha inicial do metrô, os tribunais e todos principais serviços de Valparaíso. Nessa fase inicial do tour o guia explora os costumes portenhos 1 e conta um pouco da história de Valpo que já foi um dos portos mais ricos do mundo e hoje é uma das cidades mais pobres do Chile, há mais de 100 anos em decadência. O guia também explica dieta dos portenhos, seu pão preferido que é muito tradicional e a importância política de Valparaíso na democracia chilena. Ao caminhar em direção à Plaza Euchaurren passará por um dos inúmeros funiculares que estão na cidade. Ali, na parte plana você também pode observar os troles passando pela cidade, sou apaixonada por eles e acho que eles dão um estilo retrô pra cidade hehe

Curiosidade: nesse tour pela parte plana de Valpo, fica evidente que quando os europeus começaram a chegar pelo oceano pacífico eles compravam ou construíam as casas justamente ali, na parte plana e os chilenos moravam na parte alta da cidade. Basta comparar a arquitetura da parte plana com as construções da parte alta. Os pobres, que em sua maioria eram chilenos, moravam na parte alta.

Plaza Euchaurren

A Plaza Euchaurren é um dos símbolos da época de ouro de Valparaíso, mas hoje evidencia a pobreza e as desigualdades sociais que existem em Valpo. Nessa zona estão os restaurantes turístiscos e também mercado de frutas e verduras de Valparaíso. O guia te dirá para ficar atento pois como a área é de muita pobreza acontecem furtos, por isso é sempre bom estar atento. Ao sair da Plaza Euchaurren é hora de subir para a parte alta da cidade. Para subir, o grupo toma o micro 612 – O2

Plaza Bismark

Todos vão descer do ônibus na Plaza Bismark, no cerro carcel, uma linda praça que é também um mirador, dali se tem vista panorâmica para o mar e para a vizinha Viña del Mar. A praça está em um ponto cultural muito importante da cidade pois logo abaixo estão o Teatro Museu de Títere y el Payaso e o Parque Cultural de Valparaíso, mais conhecido como ex cárcere 3. A praça possui 7 pilares com desenhos feitos por voluntários durante a restauração, é bem bonito. Particularmente, eu adorava ir à Plaza Bismark, morava num condomínio a 5 minutos dali e sempre que vinha do mercado na micro “O”, descia na plaza, dava uma olhadinha pro mar e caminhava até a casa.

Parque Cultural de Valparaíso – Ex cárcel

Saindo da Plaza Bismark o destino é o Parque Cultural de Valparaíso, ou ex cárcel, onde acontecem muitos eventos culturais da cidade. Sim, é uma antiga prisão. Nessa etapa o guia enfatiza como os imigrantes construíram a cidade e ali terá uma bela vista para a parte alta de Valparaíso. No parque você vai descobrir como uma bodega que guardava pólvora e explosivos se tornou uma prisão onde foram torturados muitos politicos durante a ditadura militar. Durante a visita ao parque o guia também explica sobre a importância de Pablo Neruda, Pinochet e Salvador Allende para o Chile e qual a ligação dos três com a cidade.

Caso você tenha mais tempo na cidade, vale à pena tirar um dia no parque para assistir ao pôr do sol, fazer um lanche, praticar yoga. Consulte a programação, quase sempre acontecem feiras, shows, exposições por lá e também é possível visitar os prédios por dentro, basta consultar os horários no site. A visita para adultos e estrangeiros custa $3.5004

Descobrindo o Movimento Artistíco de Valparaíso

Ao sair do parque cultural, a caminhada segue em direção aos bairros mais ricos de Valparaíso onde está o Cemitério Protestante mais antigo da América Latina e onde estão alguns dos inúmeros murais de Valparaíso. Muitos dos murais pintados por artistas locais são críticas e protestos ao governo, ao capitalismo, à igreja e afins. O tour termina em um prédio antigo da cidade, onde se toma uma bebida típica da região.

O quê? Free Walking Tour Valparaíso

Onde? Valparaíso, ponto de encontro na Plaza Sotomayor

Quanto? Quanto você queira pagar, os guias recomendam pagar entre $10.000 e $15.o005, mas confesso que achei esse valor um pouco pesado pra nós, brasileiros, cuja moeda é desvalorizada hehe, paguei em torno de $5.000 e você pode pagar quanto achar que o guia merece. Claro que ele até merece mais, mas a gente tem que balancear os gastos né? hehe

Quando? Todos os dias às 10am6e 3pm7


  1. sim, são chamados de portenhos exatamente como em Buenos Aires

  2. essa é a melhor linha de ônibus de Valparaíso haha, eu amava tomar esse ônibus e ir até a rodoviária por causa da vista que se tem do mar e da cidade, experimeta!!

  3. ex cárcel, em espanhol

  4. R$17,50

  5. R$ 50,00 – 75,00

  6. Valparaíso Alternativo

  7. Valparaíso Imperdível