Eu me apaixonei por Trinidad no primeiro clique no google. Quando comecei a pesquisar sobre Cuba, tinha que decidir uma outra cidade pra conhecer e decidi pela pequena e revulocionária Trinidad antes mesmo de ver minhas outras opções.

Patrimônio Mundial desde 1988, Trinidad é uma cidade colonial, com ruas de pedras, casas coloridas, arquitetura do século passado…Uma viagem no tempo. A cidade é minúscula, muito agradável e é ótima pra se recuperar da grande Havana. Nesse post, a gente traz as dicas sobre a charmosa Trinidad 🙂

Quanto tempo ficar em Trinidad

Considerando que a viagem de Havana até Trinidad é de 6 horas (em ônibus), eu aconselho a ficar, no mínimo, 2 noites na pequena Trinidad. Diria que 3 noites é suficiente e 4 noites se você tem tempo e quer ver as atrações ao redor da pequena cidade.

Nós ficamos 3 noites e foi suficiente, vimos tudo que queríamos ver e descansamos da agitação da grande Havana.

Como chegar em Trinidad

Se você não tiver de carro alugado ou táxi, você vai precisar ir até Trinidad de ônibus da Viazul e a gente conta nesse post Como se locomover por Cuba e nossa experiência com a companhia.

Onde se hospedar em Trinidad

Opções de hospedagem não faltam na pequena Trinidad, você pode ir com reserva feita, pelo Airbnb, mas como Trinidad é um ovo, então quando você chega, um monte de gente na rodoviária te oferece hospedagem. É uma ótima opção pros mochileiros que gostam de pechinchar como a gente.

Dessa vez, como estávamos em três, nos hospedamos pelo Airbnb, no Hostal Odislay e nossa experiência foi a melhor possível. Eles foram super simpáticos, a casa é simples, mas bem aconchegante, com ar condicionado e banheiro privativo. O hostel fica menos de 10 minutos caminhando do centrinho da cidade, mas isso não foi problema pra gente.

Plaza Mayor

A Plaza Mayor é o centro histórico da cidade. É na Plaza Mayor que está localizada a Igreja da Santíssima Trinidad. A melhor hora para explorar e fotografar a Plaza Mayor e os jardins em frente, é o final da tarde, quando o sol começa a se pôr.

Museu Romântico

O Museu Romântico um antigo palácio colonial construído em 1740 com antiguidades do século 19, com tours e exposições. O museu também está localizado ao redor da Plaza Mayor e além das exposições o prédio conta com pequenos ateliês de arte e lojas de artesanato.

Igreja de São Francisco (Trinidad do alto) e Museo de la Lucha contra Bandidos

A vista do alto de Trinidad é fotografada do alto da Iglesia y Convento de San Francisco. Essa é uma atração imperdível em Trinidad e não consome mais do que alguns minutos do seu tempo. É muito bonito ver as montanhas, as casinhas coloridas e o mar lá de cima da torre da igreja. A igreja é o que sobrou do complexo religioso criado pelos jesuítas em 1730.

No primeiro piso da igreja, é possível visita o Museo de la Lucha contra Bandidos, que assim como outros museu em Cuba é repleto de história e nos ajuda a entender o passado da cidade. Mais uma vez, não conte com um lugar moderno ou tecnológico, mas sim com um lugar repleto de história e informação.

Endereço: Calle Hernandez Echerri , esquina com Calle Guinart, a uma quadra do Museu Romântico

Preço: 1 CUC

Casa de la Música

Na Plaza Mayor, ao lado da igreja, está a escadaria com o ponto de internet de Trinidad e essa escadaria é parte da Casa de la Musica onde acontecem shows ao vivo de salsa e outros ritmos ao longo do dia. As apresentações são ao ar livre e o horário de pico é, sem dúvida, o final da tarde.

Palácio Cantero (Trinidad do alto)

Outro lugar para ter uma vista de 360 graus da cidade é o Palácio Cantero onde funciona o Museo Histórico Municipal. Do alto da torre do casarão é possível ter a vista panorâmica da cidade. No primeiro piso, mapas , objetos e móveis antigos contam um pouco de história da cidade.

Playa Ancon

A Playa Ancon é considerada uma das mais bonitas do sul de Cuba e a única coisa que eu posso fazer é concordar. A praia está localizada a 15 minutos de Trinidad e, sem dúvida, merece um dia do seu roteiro. A praia de areia branquíssima e água bem clara  é uma das praias mais bonitas que já visitei e passar o dia descansando por lá foi ótimo. As barracas e cadeiras são alugadas pelo Hotel Ancon e o preço é padrão. Você chega e senta e em seguida um funcionário vem cobrar.

Você pode levar lanches, mas acredito que não seja possível levar bebidas para consumo. É possível consumir nos quiosques do hotel na praia e os preços são um pouco mais altos do que na cidade. Nossa recomendação é levar água e uns salgadinhos e ler um livro =)

Chegar na Praia Ancon não é difícil. Os ônibus turísticos (provavelmente da ViAzul) saem de frente da agência Cubatur e vão até as praias ao redor de Trinidad. O preço é o mesmo, 5 CUCs (US$ 5) e você precisa dos tickets pra voltar.  Os horários dos ônibus são:

Saídas de Trinidad às 9h, 11h, e 14h; e a volta da Praia Ancón às 12:30h, 15:30h e 18h.

Parque El Cubano

No centro da cidade muita gente oferece um passeio a cavalo ao Parque El Cubano. O passeio consiste basicamente em você, montado em um cavalo, percorrendo as plantações de açúcar e café, parando pra tomar caldo de cana e café e nadando em uma cachoeira que nem se compara com as cachoeiras de Presidente Figueiredo (alou manauaras <3)

Honestamente, o passeio é cansativo e a menos que você tenha tempo e dinheiro de sobra eu diria pra fazer, mas fora isso não tem nada de muito especial.

Nós pagamos 13 CUCs por pessoa e o passeio começou às 9:30 e terminou às 13:00. Almoço não está incluso e o lugar que os guias recomendam é caríssimo, melhor voltar pra cidade e almoçar. A parada pro café não é grátis, se quiser provar o café, custa 2 CUCs.