Como alguns de vocês sabem, eu sou au pair na Califórnia e moro em Oakland, 20 minutos de San Francisco e eu, que nunca pensei que um dia moraria nos Estados Unidos, mas sempre pensei em conhecer a Califórnia…amei San Francisco. Foi amor à primeira vista.

Foi a primeira grande cidade que conheci aqui e mesmo que eu ainda não tenha estado em muitas outras grandes cidades americanas, eu acredito que a diversidade e a liberdade que San Francisco ofecere são únicas e eu me sinto super à vontade na cidade. É uma coisa de se sentir bem vinda, sabe?

Dito isso, a viajante que vos escreve fez essa lista de coisas pra fazer em San Francisco, mas como eu ainda vou morar por aqui mais um ano (no mínimo) essa não é uma lista fixa, a gente vai acrescentando mais coisas ao longo da nossa estadia aqui 🙂

Golden Gate Bridge

A famosa e gigante Golden Gate é, sem dúvida, o ponto mais visitado de San Francisco. Sim, ela é bonita. Sim, todos querem uma foto com a  ponte vermelha ao fundo. Você pode ver a Golden Gate de vários pontos da cidade e pode cruzar a ponte de carro, bicicleta ou caminhando, mas ver essa ponte é, também, uma questão de sorte.

Sim, sorte. San Francisco tem neblina na maioria dos dias do ano e a melhor época pra ver a Golden Gate em um dia claro e ensolarado é de setembro a novembro. Acontece vez ou outra durante o verão, mas é preciso um pouco de sorte haha. Eu cheguei aqui em pleno verão californiano e na minha primeira semana fui conhecer a Golden Gate e tava um dia ensolarado na minha cidade e 20 minutos depois, quando cheguei na ponte, um desastre haha. Disapointed and surprised 😛

Dito isso, se você pegar um dia ensolarado em San Francisco, fica aqui uma lista das melhores vistas da Golden Gate Bridge porque eu adoro ver essa ponte e não canso nunca:

  • Crissy Field Beach
  • Golden Gate Bridge Welcome Center
  • Battery Spencer
  • Baker Beach
  • Golden Gate Overlook
Golden Gate Park

O Golden Gate Park é um gigante parque urbano em San Francisco e é uma das atrações que você deve colocar no seu roteiro, especialmente se você tem mais de dois ou três dias pra explorar a cidade. O parque tem atividades para todo mundo. Tem hike, tem restaurante, tem áreas de picnic, você pode alugar bike pra passear e, antes da pandemia, sempre tinha evento de música por lá. É um dos parques urbanos mais bonitos aqui da Bay Area e vale muito à pena.

Baker Beach

Baker Beach é a minha queridinha no quesito “vistas bonitas”. O pôr do sol na Baker Beach é bem lindo e, além disso, a praia tem vista pra famosa Golden Gate (óbvio, se tiver a sorte de pegar um dia ensolarado). Até agora, Baker Beach é a minha favorita em San Francisco e no verão fica bem lotada. Eu nunca entrei no mar aqui na Bay Area porque eu não gosto de mar, mas apesar da água fria, as pessoas se arriscam durante o verão.

 

Ocean Beach

Ocean Beach também é muito famosa em San Francisco e todas as vezes que fui pra lá foi pra fazer fogueira no final da tarde e ouvir música à noite. Parte do Golden Gate Park fica perto da Ocean Beach então uma boa dica é combinar os dois.

Crissy Field Beach

Crissy Field Beach é uma das praias mais populares da cidade e também tem uma vista bem legal pra Golden Gate. Se tiver a sorte de visitar a cidade num dia ensolarado, essa praia tem a visão do lado oposto da Baker Beach. Essa praia fica próximo ao Palace of Fine Arts, uma atração turística bem legal em San Francisco.

Palace of Fine Arts

O Palace of Fine Arts é uma estrutura monumental originalmente construída para a Exposição Panamá-Pacífico de 1915, a fim de exibir obras de arte. A exposição seria uma das formas de mostrar ao mundo que San Francisco havia se reerguido após o terremoto de 1906. Completamente reconstruída de 1964 a 1974, é uma das poucas estruturas sobreviventes da Exposição. Antes da pademia, eventos aconteciam por lá também e até exposições artistícas. Eu ainda cheguei a ver uma exposição sobre o aquecimento global por lá. De lá é só caminhar em direção à àgua que você chega na Crissy Field Beach.

Park Presidio

Algumas das atrações já citadas nesse post fazem parte do Park Presidio. Golden Gate Bridge, Baker Beach e Crissy Field Beach são algumas delas, mas o parque também possui outras atrações e diversas opções de hikes. Querendo ou não, você vai passar pelo parque, então é melhor ver o que tem de interessante por lá além de diversos diferentes ângulos para ver a Golden Gate Bridge.

Dolores Park

O favorito dos turistas e também dos locais. O Dolores Park é o park mais badalado da cidade. Localizado no bairro Mission, na 18th St, o parque é perfeito pra um picnic, reunir os amigos e ficar de bobeira. O Dolores é parada obrigatória em San Francisco, hein!?

Twin Peaks

O Twin Peaks é exatamente o que o nome diz: dois picos gêmeos. De cima dos picos, você tem uma visão de 360 graus da cidade e, lá de cima, é um dos lugares mais bonitos pra assistir ao pôr do sol na cidade.

Pier 39

Uma das atrações turísticas mais turísticas (sim, beeeeeem turística) da cidade é o Pier 39. Um pequeno shoping na beira da baía, onde você pode comprar souvenirs, sentar em um dos muitos restaurantes ao redor, contratar passeios de barco, ir no carrosel de San Francisco (não é famoso como o de Paris, mas já ajuda), ver os leões marinhos na baía. O Pier 39 é atração obrigatória ainda que seja muito turística.

 

Castro Street – Castro District

Meu lugar favorito em San Francisco: Castro District. O bairro do Castro é sinônimo da cultura gay. Aliás, San Francisco é sinônimo da cultura gay, né? O bairro do Castro abriga a vida noturna de San Francisco. Clubes, bares, agitação, ativismo, liberdade, felicidade e nudismo a gente vê por aqui. Sim, é comum encontrar pessoas andando completamente nuas no bairro do Castro e essa foi, por muitos anos, uma forma de protesto que os ativistas encontraram para lutar por seus direitos.

O famoso Twin Peaks Tavern está localizado no Castro e alguns prédios abaixo está o exuberante Castro Theatre e o LGBT History Museum. Pra quem gosta de referência, foi no bairro do Castro que Harvey Milk (assista ao filme MILK!!!) e outros ativistas revulocionaram o mundo LGBT na década de 70.

Do outro lado da rua, logo em frente ao Twin Peaks Tavern está a praça Harvey Milk, em homenagem ao ativista que ali reunia multidões durante suas falas e marchas, e de lá podemos observar Pink Triangle Park, uma homanagem aos milhares de homossexuais levados aos campos de concentração pelos nazistas.

O bairro do Castro tem muita história pra contar e é, hoje, um dos lugares mais livres do mundo e é bonito de ver e imaginar que aquele lugar foi palco de tanta luta e de tantas vitórias para o povo LGBT+.

Lombard Street

Cenário de vários filmes, a Lombard Street é famosa por ser uma ladeira íngreme em zigue-zague. É uma rua bem famosa e muito movimentada, todo mundo quer uma fotinha e as pessoas vão descendo bem devagar.

Mission District (18th St to 24th west)

Meu segundo bairro favorito em San Francisco: Mission District. Esse é o bairro latino de San Francisco. É lá que a gente encontra as comidas gostosas, ouve mais gente falando espanhol do que inglês e é lá que fica concentrada parte da vida noturna de San Francisco. Muitos bares e clues estão na 18th Street e muitos restaurantes e galerias ao redor da 24th Street.

Eu amo ir pro Mission District. É onde me sinto em casa e é onde tá o restaurante brasileiro: Café Valencia. É lá que a gente compra as caixas de bis e as coxinhas quando tá em San Francisco.

Chinatown

Como boa parte das cidades grandes que eu conheço, San Francisco também tem uma Chinatown pra chamar de sua e é uma das chinatowns mais antiguas de todo o país.  Além do icônico Dragon’s Gate, há também um movimentado labirinto de ruas e becos repletos de bares de dim sum e outros restaurantes tradicionais. Também são encontrados herboristas, padarias, lojas de suvenires e bares de coquetéis dark, além de bares de karaokê. Há templos ornamentados, incluindo o ponto de referência Tien How, bem como o Museu da Sociedade Histórica Chinesa da América.

San Francisco Moma

O Moma, Museu de Arte Moderna de San Francisco, foi meu primeiro rolê em San Francisco. É o maior museu de arte moderna e contemporânea dos Estados Unidos. O museu possui um enorme e riquíssimo arquivo de pinturas, esculturas, fotografias, arquiteturas, designs e medias artes. São sete andares de exposições e mais 45.000 pés quadrados de espaço público repleto de arte para todos.

Honestamente, eu não sou uma pessoa de museus, meu negócio é natureza, mas eu gostei bastante do Moma. As exposições são rotativas e sempre pode encontrar uma exposição famosa por lá. Os ingressos não são tão baratos, mas vale à pena.

Painted Ladies

As “Painted Ladies”, na arquitetura americana, são Victorian e Edwardian casas e prédios que foram repitados nos anos 60 em três ou mais cores que realçam os seus detalhes arquitetônicos. Você pode ver esse tipo de prédio em toda San Francisco, mas as famosas Painted Ladies dos filmes e fotos estão localizados na Steiner St &, Hayes St, San Francisco, CA 94117.

Muita gente vai lá pra tirar foto e é por isso que as janelas estão sempre fechadas. Recentemente, uma das casas foi comprada por uma jovem por milhoões de dólares e ela está reformando. Achei bem legal ficar acompanhando a reforma pelo twitter haha.

Lyon Street Steps

Os degraus da Lyon Street fazem parte das atrações turísticas de San Francisco. Existem várias coisas para amar nessas escadas. Eles cobrem dois quarteirões ao lado de um morro íngreme com vistas deslumbrantes do topo. Do alto, você terá uma vista incrível do Palácio de Belas Artes, das águas azuis da Baía de São Francisco e de partes de Marin.