*Todos os custos estão em pesos argentinos ARS ou $. A cotação é de março de 2016 com R$ 1,00 – $ 3

El Chaltén, na patagônia argentina, é considerada a capital nacional do trekking. O povoado é o mais novo do território argentino, fundado em 1985, para demarcar território, mas El Chaltén se tornou muito mais que uma demarcação de território. Hoje, é um dos destinos mais procurados da patagônia, possui pouco mais de 1500 habitantes e sua economia gira em torno do turismo, formada basicamente por restaurantes, hospedagens, agências de turismo e lojas de equipamento.

O povoado atrai muita gente, pois é de lá que se pode chegar a duas das montanhas mais difíceis de escalar do mundo, Fitz Roy e Torre. Nós não fomos pra escalar, mas para fazer algumas das diversas trilhas ao redor dessas duas montanhas. Como estávamos no final da temporada – março – o tempo não ajudou muito, fazia muito frio e choveu algumas vezes, mas nada que estragasse nossa passagem por lá. Esse post é mais um da série de posts sobre a patagônia, que foi uma mas viagens mais lindas da vida, pra ajudar vocês a gastar menos e aproveitar muito por lá =)

QUANDO IR

A melhor época para visitar El Chaltén e aproveitar toda a natureza que oferece é, sem dúvida, a alta estação que acontece de novembro a março. A cidade fica muito cheia, mas nem tudo pode ser como queremos né? Em novembro e dezembro ainda não está muito cheio, já em janeiro e fevereiro é muita gente, em março já é fim de temporada e consequentemente menos gente. Nós estivemos no final de março, fim de temporada, tinha pouca gente, mas precisamos contar com a sorte para ter tempo bom e conseguir aproveitar. Ao final, o tempo não foi tão generoso, mas também não nos fez dar viagem perdida =)

COMO CHEGAR

Pra chegar em El Chaltén você precisa, antes, chegar a El Calafate e de lá são mais 220km até El Chaltén. Você pode fazer esse trajeto em carro particular, mas é mais comum fazer em ônibus com de carona. Nós fizemos em ônibus porque não tínhamos muito tempo pra esperar uma carona, mas fica a dica: é super possível viajar de carona na patagônia, é seguro e em alta temporada muitas pessoas estão de carro particular e ajudam os mochileiros na estrada.

Nós fomos em ônibus e a passagem nos custou $750 pela empresa Taqsa. O ideal é comprar a pa

ssagem com antecedência, principalmente se você estiver viajando na alta temporada, pois a procura é muito grande e quanto mais antecedência, mais barata a passagem.

De El Calafate para El Chaltén os horários da Taqsa são: 7am e 4:30pm e a viagem dura aproximadamente 3 horas.

Outras empresas que vão a El Chaltén: CalTur, ChalténTravel.

ONDE DORMIR

Além dos campings durante as trilhas, que são de graça, nós encontramos o hostel mais barato de El Chaltén. Foi pura sorte ter uma vaga lá porque está sempre lotado. Estávamos passando em frente do restaurante ao Ahonikenk e vimos a placa “HOSTEL $100”, entramos e ficamos ali mesmo. A verdade é que o hostel não tem um nome, s

e chama Hostel, mas como é do mesmo dono do Restaurante Ahonikenk e fica nos fundos do restaurante, eu acabo associando o restaurante ao hostel e dá tudo no mesmo haha.

O hostel é muito simples, muito apertado e nem sempre está muito limpo. Mas a limpeza também é responsabilidade dos hóspedes e digamos que a maioria não ajuda, né? Particularmente, eu não tenho do que reclamar porque a $100 pesos eu não conseguiria nada melhor e pra quem viaja com pouca grana, só de ter um lugar quentinho já tá ótimo, né?

Pra quem quiser conhecer o hostel ~buena onda~ e baratíssimo é s

ó seguir a na rua principal e chegar até a última esquina:

Ahonikenk Chaltén – Endereço: 23, M.M.

de Güemes Ave.

O QUE LEVAR

O que você vai levar é, obviamente, muito pessoal, mas você precisa saber que pra viajar a El Chaltén gastando muito pouco, como nós fizemos, você precisa levar toda a sua comida e cozinhar no hostel. Existem alguns pequenos mercados na vila, mas tudo custa o dobro, ou triplo do preço, ou seja, você vai ficar pobre em dois dias hehe. Nós fizemos compras no supermercado em El Calafate e levamos tudo numa bolsa pra El Chaltén, ou seja, nossos gastos foram mínimos.

Além da comida, você também precisa levar seus equipamentos de camping, claro. Os campings são gratuitos, mas possuem estrutura mínima 1 e você precisa levar tudo, panelas, fogareiro, barraca, saco de dormir, absolutamente tudo.

Não precisa se preocupar com a água, uma pequena garrafa é suficiente, lá você pode tomar água da torneira quando está na cidade e dos rios quando está nas trilhas. As águas dos rios são absolutamente maravilhosas, limpinhas e geladíssimas <3

O QUE FAZER

Existem inúmeras trilhas pra fazer, estamos falando da capital do trekking, mas isso vai depender do seu condicionamento físico, se você quer acampar ou não e quanto tempo você tem na cidade. Nós visitamos as atrações principais, Laguna Torre e Laguna de Los Tres, e acampamos entre as duas. A Laguna Torre tem a vista para o Cerro Torre e a Laguna de Los Tres tem a vista pro Fitz Roy. Ambos são lindíssimos e acampamos por dois dias para fazer os dois trekkings.

TREKKING LAGUNA TORRE

Essa é uma caminhada fácil de aproximadamente 11kms e o caminho é lindíssimo, além de muito bem demarcado. A estimativa é que a trilha dure 4 horas cada trecho, nós achamos bem tranquilo. Ao final, se pode ver, além do Cerro Torre, os Glaciares Grande e Torre. Não tivemos muita sorte porque as geleiras estavam encobertas, mas mesmo assim valeu à pena. Existem dois pontos de partida da cidade para começar a trilha, nós escolhemos o que fica perto do Camping La Torcida 2, o outro ponto está no final da Avenida San Martin. No início tem uma longa subida, mas depois

é só moleza, com poucas subidas. Nesse acampamento tem um banheiro básico, com sanitário e, a não ser que você tenha coragem de tomar banho no rio, não é possível tomar banho.

TREKKING LAGUNA DE LOS TRES

A Laguna de los Tres é uma laguna que fica no pé do Fitz Roy, um dos cartões postais da patagônia argentina, e é de tirar o fôlego. Nós fizemos o caminho partindo desde a Laguna Torre, mas pra quem está saindo da cidade existem duas opções de caminho. Um deles é no final da Avenida San Martin, na saída norte da cidade, a 11 kms da lagoa,  e o outro é saindo da Hosteria El Pilar que está a 9 kms da lagoa. O caminho até o camping é lindíssimo, na verdade, é um dos lugares mais lindos que já estive. Como fizemos o caminho desde a Laguna Torre chegamos cansados e já montamos acampamento no camping Poincenot, cozinhamos e dormimos, na manhã seguinte enfrentamos a subida bem íngreme para a Laguna de los Tres. Geralmente, as pessoas caminham até Poincenot, acampam por lá e na manhã seguinte sobem para ver o amanhecer lá em cima, estou certa de que vale à pena, mas como o dia amanheceu fechado nós esperamos um pouco mais para subir. No acampamento Poincenot, que também é de graça, tampouco dá pra tomar banho, só as necessidades fisiológicas mesmo. A caminhada até a Laguna é cansativa e dura entre 1h e 1,5h, não é fácil, a subida é bem íngreme. Mas pode apostar que é um dos lugares mais lindos que você vai ver =) Infelizmente, não temos fotos da lagoa, pois assim que chegamos lá em cima o tempo fechou  e não deu pra aproveitar muito.

LAGUNA CAPRI

A Laguna Capri fica entre a Laguna de Los Tres e a Laguna Torre, é lindíssima e o camping é lindo também, entre árvores e folhas caídas. Confesso que me arrependi de não ter acampado por lá, mas estávamos cansados e famintos demais. Voltamos da Laguna de los tres e passamos por lá, deu muita vontade de ficar. O banheiro da Laguna Capri é o mais bem estruturado3. Acredito que vale à pena os 3 dias de trekking e camping nesses lugares.

El Chaltén é um dos lugares mais lindos da patagônia e não é à tôa que tem atraído cada vez mais viajantes, nosso conselho é ir e aproveitar ao máximo esse lugar incrível e não esquece das dicas aí de cima pra economizar =)


  1. só com banheiro para as necessidades fisiológicas

  2. este é um camping pago, dentro o vilarejo

  3. não dá pra tomar banho, mas é melhorzinho