O que é o application?

Pra quem ainda está por fora dos termos usados nesse mundo de au pair,  o application (app) é um perfil que você preenche com milhares de informações, documentos, fotos e vídeo que fica disponível para as famílias que buscam uma au pair.

O app é preenchido no portal da agência que você escolher. Eu escolhi a Au Pair Care (APC) e não achei um bicho de sete cabeças, demorei pra preencher porque realmente é trabalhoso e eu acabei enrolando muito, mas é possível sim preencher sozinha. Foco, meninas!

Dito isso, eu separei algumas dicas que eu acho que ajudam a melhorar o app e quanto melhor o app, mais rápido o match vem.

1. Nível de Inglês e outros idiomas

Bom, é evidente que quanto mais alto o seu nível de inglês mais famílias vão se interessar por você. Sendo assim, meninas, não deixem de estudar, sigam estudando, pratiquem muito o listening e mesmo depois das entrevistas com a agência, estudem. Isso tudo vai facilitar a comunicação com as famílias.

Existem (sim!) meninas que conseguem família com nível de inglês básico, mas é bom lembrar que quanto mais você estudar e e se dedicar mais proveitosa a sua experiência como au pair vai ser. Depois que comecei o processo passei a ver muita série e ler muitas coisas na internet, até página de memes em inglês eu comecei a seguir e fui sentindo a melhora.

Além do inglês, se você falar outro idioma também te ajuda. Já vi famílias que buscavam meninas com espanhol, francês ou alemão. No meu caso, eu já tenho um nível avançado de espanhol, coloquei isso no meu perfil e algumas famílias tocaram no assunto. A família com quem eu dei match pretende matricular a neném deles numa escola bilíngue (inglês e espanhol) e uma das primeiras coisas que eles comentaram foi sobre o meu nível de espanhol.

2. Experiência com crianças de várias idades

Você vai precisar comprovar horas de experiência com crianças para fazer o processo e, sem dúvida, o seu application fica mais atrativo quando você tem experiência com crianças de várias idades. Se você não gosta da ideia de trabalhar com bebês não tem problema, mas você deve saber que quanto mais diversificado o seu histórico (em relação à idade), mais chances de encontrar uma família você vai ter.

Além das diferentes idades, quanto mais tempo você tiver de experiência melhor. Eu tive mais de 4.000 horas de experiência com crianças de 0 a 10 anos e as famílias do eu perfil foram bem variadas.

3. Experiência com direção

Nos Estados Unidos, um dos requisitos obrigatórios para o programa é a licença de motorista (CNH). Muitas famílias (diria que 70% delas) procuram meninas que tenham experiência dirigindo. Se você, assim como eu, não dirige com frequencia, recomendo que comece a praticar desde já.

Eu fui bem sincera com a minha família e disse que não tenho carro e que raramente dirijo, mas como eles têm um bebê, eles disseram que vão me ajudar com as práticas lá e que, ao menos no meu primeiro ano, eu não vou precisar dirigir tanto já que a bebê não vai pra escola.

Seja sincera com as famílias (e com você mesma) sobre suas habilidades com direção. Se você não tiver muita experiência, comece a treinar o quanto antes.

4. Explore seus pontos fortes

Você pode até achar que não, mas você tem pontos fortes, sim! E você precisa explorá-los muito bem no seu application. Eu, por exemplo, sabia que direção não era um ponto forte, mas também sabia que ser acostumada com viagens longas e já ter vivido em outro país era um ponto forte e tratei de explorar isso. Também explorei o fato de saber cozinhar e de já falar um outro idioma.

Você pode ser boa em cozinhar, em direção, em artes, em danças, em natação, em inglês ou qualquer outra língua, enfim, existe um mundo de pontos fortes que cada uma de nós pode explorar de maneira diferente e que pode nos ajudar a fazer um bom application.

5. Cuidado com as fotos

Além da foto do seu perfil, que deve ser de boa qualidade e com uma criança, você precisa criar um álbum com fotos suas, momentos seus. Óbvio que não é um álbum de selfies. Você precisa ter muito cuidado com as suas fotos. Procure usar fotos onde você esteja vestida adequadamente, fotos brincando com crianças, fotos com a família.

No meu perfil eu coloquei muitas fotos minhas com crianças e algumas fotos com minha família. Tente usar sempre fotos com boa qualidade. Se for caso, peça para alguém tirar uma boa foto sua para o perfil. A foto do perfil é o seu cartão de visita, mas lembre-se de fazer uma foto espontânea e natural.

6. Vídeo Application

O vídeo talvez seja a pior parte do application. Eu quase pirei pra fazer o meu. Dá trabalho e, falando bem sério, eu sou um desastre para edição de vídeos, pensei em fazer sozinha e falhei miseravelmente. Foi muito estressante o processo do vídeo até que eu resolvi contratar uma pessoa pra fazer o roteiro e editar.

O vídeo é a parte mais trabalhosa e também a parte mais importante do app. É sério. Um bom vídeo faz toda a diferença. Se tem uma coisa que as famílias fazem é assistir aos vídeos. Se você não é boa com edição ou precisa de ajuda com o roteiro, procure um profissional! Faça o melhor vídeo que você puder, invista tempo, qualidade e até dinheiro se for necessário.

Eu sei que nós, au pairs, não temos dinheiro pra quase nada, mas fiz um esforço e contratei a Fernanda Gabateli pra fazer o meu vídeo (roteiro e edição) e, de verdade, eu não teria feito melhor. Eu adorei o resultado e a Fernanda e a equipe já estão no ramo das au pairs há muito tempo, elas sabem exatamente o que as famílias querem ver e escutar em um vídeo. Teve família que elogiou o meu vídeo. Fernanda, se um dia você ler esse post, obrigada pelo vídeo HAHA 🙂

Bom, é isto. Se você tem alguma dúvida ou quer alguma dica, é só comentar, enviar e-mail, mensagem ou sinal de fogo que eu farei o possível para ajudar! 🙂